Quer adotar um gatinho ou estava pensando em adestrar o seu? Então saiba que, para muitos veterinários, o termo correto para ensinar o bom comportamento aos gatos de estimação é educar, e não adestrar, já que eles aprenderão a melhor atitude para o bem deles, e não simplesmente para agradar aos donos ou para ganhar alguma recompensa.
É possível, sim, ensinar o gato. Entretanto, o processo de aprendizagem é diferente do cão. Enquanto o cachorro aprende a respeitar seu líder, os gatos absorvem mais pela curiosidade. “Existem formas de se ensinar o gato a se comportar bem e até a fazer truques, mas não há uma fórmula que funcione para todos. Por terem personalidades bem distintas, o que funciona para um pode não servir para outro da mesma casa”, explica a veterinária e adestradora Ana Paula Guerra.
Se o objetivo for ensinar truques simples, como sentar, rolar e estender a pata, podem ser tentados diversos tipos de recompensa para atrair os gatos de estimação, como o petisco que eles mais gostam ou um carinho no pescoço.
LEIA TAMBÉM
- Você sabia que os golfinhos são os animais com a memória mais longa?
- Animal mais fofo do mundo não está mais em extinção
- Bichinhos de estimação: 4 alimentos proibidos para cães e gatos
Texto: Redação / Edição: Érika Alfaro / Consultoria: Ana Paula Guerra, veterinária e adestradora