Possuem vários benefícios, porém o modo de preparo do suco é fundamental para determinar como o organismo vai absorver os nutrientes que os ingredientes possuem. Por exemplo, se você exagerar na hora de adoçar, a qualidade do suco diminui pois o excesso de açúcar pode aumentar a glicose e trazer o risco de diabetes. Por isso, a seguir você confere algumas dicas essenciais de como higienizar os alimentos antes de preparar o seu suco, e muitas outras!
Higiene indispensável
A limpeza é o que vai impedir o consumo de agrotóxicos prejudiciais ao organismo, portanto, não deixe de lavar as frutas, verduras, legumes e ervas em água corrente (esfregando bem as pontas dos dedos) independentemente do que diz a embalagem (orgânico ou hidropônico, por exemplo). Depois, deixe-os de molho em uma mistura de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água, durante 30 minutos, e passe pela água corrente novamente.
Outras dicas essenciais para um suco perfeito
- Para não ficar só no suco de laranja ou limão, aposte em misturas mais completas, além de frutas, use também legumes, hortaliças e sementes, pois esses elementos enriquecem a alimentação sem agregar muitas calorias. Basta ter cuidado na quantidade de alimentos marcantes, como a banana, em que o sabor pode se sobrepor aos demais ingredientes. Para equilibrar, misture frutas ácidas, como laranja ou abacaxi, com frutas mais neutras, como mamão e maçã.
- Na hora de comprar na feira ou no supermercado fique atento à qualidade das frutas ou dos legumes que irá escolher. É importante que eles não tenham furos, que não estejam amassados ou com bolor. Opte por comprar os vegetais da época, que oferecem maior quantidade de nutrientes e costumam ser mais saborosos.
- Tanto liquidificador quanto centrífuga são indicados para preparar sucos naturais. Porém, a diferença é o resultado. O liquidificador quase sempre necessita de água ou outro líquido para gerar sucos a partir de frutas e vegetais. Se os alimentos forem colocados com casca e bagaço, as fibras continuam, apesar de algumas se perderem com os cortes da lâmina. Para quem possui prisão de ventre ou precisa reduzir o colesterol é importante não coar ou apenas tirar o excesso. Na centrífuga a diferença é que ela dispensa o acréscimo de água e retém grande parte das fibras dos alimentos, coada no próprio aparelho.
LEIA TAMBÉM
- Reforce a imunidade com sucos ricos em vitaminas
- Sucos emagrecedores para tomar no café da manhã
- Fibras na dieta: entenda como elas ajudam a emagrecer!