A redação está presente na maioria dos processos seletivos para concursos públicos, e também no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos principais vestibulares do país. Ou seja, dominá-la é essencial para aumentar suas chances de conseguir uma aprovação. Para isso, é preciso conhecer bem a estrutura do texto dissertativo e estar informado sobre temas atuais, além de treinar bastante.
Redação é treino!
“A dissertação é um tipo de redação muito solicitado em vestibulares, pois exige do aluno articulação de ideias a fim de que possa defender seu ponto de vista acerca de determinado tema”, afirma Wilson Gama Brasileiro, professor de Língua Portuguesa da Escola do Futuro.
Por isso, é muito importante aprender a conectar bem suas ideias, estudar teorias novas, citar textos e autores e mostrar para o corretor que você sabe do que está falando. Treine bastante e, se não for possível mostrar a redação a um professor, peça para um amigo ou parente ler o texto com um olhar crítico.
O texto dissertativo
Para dominar a dissertação, o professor Thiago Braga Pinto, autor dos materiais de português e redação do Sistema de Ensino pH, dá as dicas:
– Entenda que o texto se divide em quatro ou cinco parágrafos, respeitando a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão;
– Lembre-se de utilizar a 3ª pessoa para fortalecer o teor argumentativo;
– Crie uma tese central que deve ser sustentada pelos argumentos;
– Capriche nos conhecimentos de mundo que pode atrelar à argumentação e nas propostas de intervenção necessárias para resolver a situação-problema.
Redação no Enem
A prova exige que os candidatos opinem sobre uma problemática relevante ao contexto brasileiro em uma dissertação argumentativa. “O aluno deve, então, ser capaz de articular informações, fatos e opiniões de maneira objetiva e clara para analisar essa situação-problema”, explica Thiago.
“Por ser um exame que aborda temas do cotidiano, os assuntos em nossas aulas geralmente estão presentes nos exames do Enem, dentre eles podemos destacar três: a mobilidade urbana, publicidade infantil elei seca”, enumera Wilson.
Um assunto que está em alta e pode voltar a estar presente no exame é o movimento migratório, que vem aumentando no Brasil. “Outro tema aguardado há muito tempo é o da mobilidade urbana, com ênfase nos transportes públicos e limpos. Esse é um assunto que todo aluno que vai fazer o Enem deve conhecer muito bem”, finaliza Thiago.
Leia também:
Inglês: estude artigos e pronomes para o Enem
Inglês: aprenda expressões básicas com pronúncia
Texto: Laís Rodrigues – Edição: Victor Santos
Consultorias: Thiago Braga Pinto, autor dos materiais de português e redação do Sistema de Ensino pH; Wilson Gama Brasileiro, professor de Língua Portuguesa da Escola do Futuro.