O primeiro dia de aula pode ser difícil e cheio de emoções para as crianças pequenas. Por isso, os educadores devem procurar alternativas para criar um ambiente confortável e deixar as crianças à vontade com os colegas e a escola. Além disso, é importante que todos se apresentem e as crianças passem a conhecer os novos amigos.
Confira como colocar na prática 3 atividades para o primeiro dia de aula.
Igual ou diferente
Faixa etária: Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Objetivos: desenvolver o relacionamento interpessoal e descobrir semelhanças
Conteúdos: Educação Física e comunicação e expressão
1. Leve a turma para o pátio da escola ou quadra e explique que eles terão de formar filas indianas.
2. Comece a propor formações de filas com critérios do tipo: alunos que gostam de chocolate e os que não gostam; quem tem animal de estimação e quem não tem. E assim por diante, para que as crianças possam se identificar com os colegas.
3. No fim, faça uma roda de conversa e inicie com a indagação: “Com quem você mais se identificou, ou seja, quem tem os mesmos gostos que os seus?”
Túnel do reconhecimento
Faixa etária: Educação Infantil
Na entrada da escola, é construído um túnel com TNT que desemboca em um espelho. Quando o aluno entra no colégio, a professora diz: “Entre no túnel e veja que tem algo especial no final”. No momento em que a criança se vê no espelho, a professora enfatiza o quanto a presença dela é importante.
Peixinho dos nomes
Faixa etária: Educação Infantil
Objetivos: desenvolver a construção da identidade e a identificação da escrita do próprio nome
Materiais: folha sulfite (A4) para cada aluno, giz, tesoura, lápis de cor, giz de cera, canetinha ou o que você tiver para colorir
1. Construa um peixinho para cada aluno. Ele pode ser desenhado em sulfite ou feito de dobradura. Com giz de cera, as crianças podem decorá-lo com escamas, olhinhos e boca.
2. Escreva o nome da criança no peixinho ou peça que ela o faça, copiando as letrinhas do crachá.
3. No pátio ou na quadra, desenhe com giz um círculo, representando o mar. Os alunos ficarão dentro desse círculo, cantando a música “Se eu fosse um peixinho (…)”.
4. À parte, coloque numa mesa todos os peixinhos com os nomes das crianças.
5. Conforme a música for sendo cantada, mostre um peixinho. Depois da leitura do nome, todos os alunos cantam a música e a criança, cujo nome estava no peixe, sai do círculo.
Atividades publicadas na revista Atividades Escolares Especial, da Editora Alto Astral
Revisão: Mariana Kohlrausch
SAIBA MAIS
Passo a passo: caixa de histórias para divertir os alunos
Dicas para professores: como registrar a rotina das crianças
Dicas para professores: como promover a ambientação na creche