A arte possibilita ao ser humano dialogar com o mundo e, a partir dela, é possível se inserir na história, entendendo e vivendo os fatos, expressando sentimentos e conhecendo outras culturas. As formas de manifestações artísticas que permitem a comunicação são múltiplas: a dança, o teatro, a música, a literatura e as artes visuais. Essas e outras formas de arte são criações humanas. Mas os homens não nascem adultos, são frutos de uma construção a longo prazo. Veja como a metodologia de estimular manifestações artísticas contribui para o aprendizado.
Escolas e identidade
As crianças entram na escola cada vez mais cedo e têm na escolarização – inicialmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, que são anos marcantes na vida dos alunos – a atenção merecida, pois as experiências vividas, as amizades feitas e o aprendizado adquirido são estruturantes para o conhecimento de mundo e para a inserção delas na sociedade. Além disso, nesse período, há a construção da identidade pessoal de cada indivíduo.
Os sentimentos, os dilemas, os interesses e outros aspectos da individualidade da criança podem ser expressos por meio de manifestações artísticas que deveriam ser o centro das atenções no processo de ensino-aprendizagem, pois, a partir de tais atividades, ela tem a possibilidade de mostrar como entende a realidade. E o professor, simultaneamente, tem em mãos um valioso recurso para entender as particularidades dos alunos e, dessa forma, promover e potencializar o desenvolvimento de cada um.
Arte como disciplina
Na escola, a Arte é apresentada como área do conhecimento, com espaço próprio na grade curricular, contemplando quatro modalidades: música, teatro, dança e artes visuais. Na Educação Infantil, percebemos claramente que o espaço destinado a essas abordagens está garantido. No entanto, há necessidade de se elaborar projetos pedagógicos que articulem os conhecimentos artísticos ao cotidiano escolar. Observa-se que o grande entrave para o desenvolvimento da Arte nas escolas está no limitado tempo destinado a ela. O que fazer diante de uma carga horária tão curta para trabalhar com tantas possibilidades artísticas? Como garantir a oportunidade de comunicação das crianças por meio da Arte? Uma das possíveis respostas seria uma proposta de trabalho integradora, interdisciplinar, contextualizada e dinâmica que pode ser concebida por meio da metodologia de projetos.
Desafio artístico
A proposta de transgredir a metodologia baseada em componentes curriculares estanques e fechados em si mesmos é uma meta desafiadora. Para a Arte, essa abertura é muito importante, pois ela possibilita diferentes abordagens nas muitas áreas do conhecimento, o que rompe com o entrave de que as manifestações artísticas podem ser trabalhadas apenas dentro do tempo e do espaço destinado a elas na escola. Nesse sentido, as artes podem ser entendidas como uma necessidade do homem em se expressar, que perpassa povos, línguas e nações. Também podem ser um recurso fundamental para a construção e a manifestação de conhecimentos, habilidades e sentimentos presentes na singularidade do processo de ensino-aprendizagem.
Texto: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi e Ana Gabriela de Brito Testa/ Colaboradoras
Revisão: Mariana Kohlrausch
SAIBA MAIS
3 atividades para fazer com os alunos no primeiro dia de aula
Dicas para professores: como registrar a rotina das crianças