A crise econômica bateu à porta e muitas pessoas perderam seus empregos. Agora é hora de arregaçar as mangas e ir atrás de uma nova oportunidade. Porém, se você está pensando em imprimir vários currículos e sair entregando por aí, é bom saber que os tempos mudaram e a internet virou a grande aliada para quem deseja encontrar um trabalho. Cada vez mais, as empresas usam as redes sociais, como Twitter, Facebook e LinkedIn, para selecionar candidatos. A coach Daniela do Lago dá dicas para você usar essas ferramentas a seu favor e encontrar um emprego!
Construa redes
“Construa sua influência on-line e saiba que rede de contatos dá trabalho sim, não o faça apenas quando precisa. As conexões que fazemos nas redes sociais são semelhantes às realizadas fora do mundo digital. Portanto, não vá procurar as pessoas apenas quando lhe for conveniente. A melhor forma de receber recomendações é indicar primeiro. Vale a pena investir alguns minutos diários para tentar buscar novos contatos ou, ainda, compartilhar conteúdos relevantes no seu perfil. Uma boa dica é cultivar o relacionamento com as pessoas ligadas aos familiares. Se, por exemplo, seus pais têm vários conhecidos, busque criar e estabelecer uma nova relação com esses contatos. Não espere que seus pais façam isso por você.”
Seja participativo
“Além de atualizar as informações do perfil, busque entrar nos grupos que estão relacionados à sua área e participe das rodas de discussão. Esses grupos costumam promover intensa variedade de temas, muitas vezes relevantes para o seu futuro profissional. Outra possibilidade de potencializar suas conexões é se reunir pessoalmente. Existem vários grupos da rede que se reúnem de forma presencial também. Procure ir nesses encontros, assim você amplia suas habilidades, interage mais e pode expandir outras competências.”
Currículo moderno
“Criar um vídeo sobre você e divulgar nas redes sociais pode ser uma boa alternativa. Um vídeo falando sobre suas características e sua personalidade pode destacar você entre muitos candidatos. Um site que, entre outros temas, destaque suas habilidades pode chamar a atenção dos recrutadores. O ideal é ter um domínio próprio: www.seunome.com”
VEJA TAMBÉM:
Passe longe do desemprego
Está sem emprego? Saiba como fugir das dívidas!
7 simpatias infalíveis pra sair do desemprego