Logo no começo da gestação, a taxa hormonal sobe e as reações mais frequentes são náuseas e vômitos. Estima-se que 80% das mulheres sofram com esse problema, que já é marca registrada da gravidez. Saiba como enfrentar esse incômodo comum da gestação.
Enjoos matinais
Esses sintomas podem aparecer ao longo do dia, mas são mais comuns em determinados períodos, como pela manhã e após as refeições. De acordo com o nutrólogo Celso Cukier, quando os vômitos ficam mais intensos ou persistentes, podem ocorrer alterações do equilíbrio de água e eletrólitos do organismo e a condição passa a ser denominada hipermese gravídica. Na maioria dos casos, o enjoo é tolerável e pode ser driblado com práticas simples.
4 truques para aliviar os sintomas
– O período mais complicado do dia é o da manhã, depois que o corpo passou por um longo período de jejum. Deixe um pacote de biscoitos tipo água e sal perto da sua cama e, antes de sair da cama, coma pelo menos 3 unidades. Levante-se devagar e só depois tome o café da manhã.
– Procure comer de 2 em 2 horas para não deixar o estômago vazio.
– Coma moderadamente nas refeições e mais vezes ao longo do dia. Assim, você facilita a digestão e evita os desconfortos. Prefira alimentos leves como frutas, verduras e legumes.
– Evite alimentos quentes e muito temperados, embutidos, chocolate, café, hortelã e pimenta. Eles podem provocar enjoos.
Consultoria: Celso Cukier, nutricionista. Revisão: Michelle Albuquerque
LEIA TAMBÉM
- Como cuidar da alimentação durante a gravidez
- Estimule o bebê durante a gravidez
- Exercícios para fazer durante a gravidez