O que está acontecendo nos Estados Unidos tem levantado enormes debates pelo mundo todo. Pela primeira vez na história da nação mais poderosa do mundo, uma mulher se tornou candidata presidencial, pelo Partido Democrata.
Hillary Clinton fez um discurso emocionado em Nova York na última terça (7), defendendo um país que seja “justo, tolerante e inclusivo”. Sua campanha vem fazendo referência a muitos direitos conquistados pelas mulheres, como o direito ao voto, que foi conseguido em 1920 após intensas mobilizações.
“No mesmo dia em que minha mãe nasceu em Chicago, o Congresso estava passando a 19ª Emenda à Constituição – dando às mulheres o direito de votar”, comentou a candidata em um de seus comícios de campanha.
For the first time in our history, a woman will be a major party’s nominee for President of the United States. pic.twitter.com/4iLojpuPj8
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) June 8, 2016
“Pela primeira vez na nossa história, uma mulher será nomeada candidata por um grande partido para Presidente dos Estados Unidos.”
- 5 coisas absurdas que homens já sugeriram para mulheres combaterem o estupro
- 16 mulheres que representam a beleza real da mulher brasileira
Representatividade
Mas o que vem chamando atenção não é somente esse momento histórico por si só, e sim as discussões sobre representatividade que Hillary vem trazendo à tona. Em sua rede social Twitter, ela deixou uma mensagem inspiradora: “Para todas as pequenas meninas que sonham grande: sim, vocês podem ser o que quiserem – inclusive presidentes. Essa noite é para vocês“, escreveu ela.
To every little girl who dreams big: Yes, you can be anything you want—even president. Tonight is for you. -H pic.twitter.com/jq7fKlfwGV
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) June 8, 2016
Ao todo, já existiram 44 presidentes nos Estados Unidos da América – todos eles homens. O primeiro e único homem negro a ser presidente é também o mais recente: Barack Obama.
Eight years ago today. pic.twitter.com/ZAHXdKbgHV
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) June 7, 2016
“Se nós podemos enviar 50 mulheres para o espaço, nós vamos um dia lançar uma mulher para a Casa Branca“, declarou a candidata há 8 anos. Atualmente, boa parte da campanha de Hillary também vem buscando desclassificar seu principal rival: o magnata Donald Trump, que entre algumas de suas propostas sugeriu levantar um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, para impedir a imigração.
"This campaign is about making sure there are no ceilings—no limits—on any of us." —Hillary #ImWithHer pic.twitter.com/HtFmnfoJxc
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) June 8, 2016
“Essa campanha é sobre ter certeza de que não haverá tetos – nem limites – para nenhum de nós“, afirmou a candidata no Twitter, numa referência ao muro que seu rival cogita implementar.
Presidentas mulheres
No Brasil, a primeira mulher a ser eleita e reeleita Presidenta foi Dilma Rousseff, em 30 de Outubro de 2010 e novamente em 26 de Outubro de 2014. Em uma vitória apertada no segundo turno, Dilma foi reeleita numa disputa acirrada com o segundo colocado. Atualmente, a Presidenta está oficialmente afastada por conta da análise de um processo de impeachment, que se for aprovado, a impedirá de se candidatar a cargos públicos por 8 anos.
Ser a primeira mulher eleita e reeleita p/ ocupar o mais alto cargo da nação deixa minha alma plena de alegria, responsabilidade e destemor.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) December 18, 2014
Atualmente existem pouquíssimas mulheres liderando países pelo mundo. Em 2014, eram apenas 12 mulheres com o cargo mais alto de seus países, de acordo com o Conselho das Mulheres Líderes Mundiais.
Ainda conforme os dados do Conselho, ao todo 53 mulheres já foram eleitas presidentes no mundo inteiro. A primeira a alcançar esse cargo histórico foi Sirimavo Bandaranaike, ex-primeira-ministra do Sri Lanka. A campeã em eleger mulheres são as Antilhas, que já selecionaram cinco presidentas para o seu país.
Texto: Thamires Motta