Não são raras as pessoas que já chegaram ao “fundo do poço”. Os males às vezes atingem nossa vida de uma forma tão intensa, que parece que a “luz no fim do túnel” jamais será vista de novo. Contudo, buscar a superação e ter coragem para recomeçar é fundamental nessas horas e, por incrível que pareça, o fundo do poço pode ser o melhor lugar pra isso.
Potencial de recuperação
Quando a carga de problemas é pesada e envolve delicadas questões, como doenças graves, a morte de um ente querido, a perda de um trabalho que garantia o sustento, ou qualquer outra condição traumática, às vezes não há força interna suficiente para resistir. Surge a tristeza e a melancolia. Contudo, mesmo essas adversidades mais pesadas são possíveis de serem superadas. No documentário Happy, o cientista Richard J. Davidson alega que existe uma ideia de que toda adversidade é má, mas é justamente o potencial de superá-la rapidamente que consiste numa das chaves para a felicidade plena.
Descobrindo-se em meio ao caos
Segundo a psicóloga Maria Teresa Reginato, o que mais dificulta a nossa busca pelo recomeço é o medo que momentos de grande dificuldade provocam em nós. “Boa parte de nossa infelicidade está no medo diante de situações de extrema gravidade”, relata Maria Teresa. “Entretanto, quando a situação se apresenta na realidade, quase sempre acontece de a pessoa descobrir capacidades que não imaginava. Tal descoberta tende a refazer sua autoimagem para uma que seja mais capaz de enfrentar a vida”, completa a psicóloga.
LEIA TAMBÉM
- Resiliência: você sabe do que se trata esse termo? Venha descobrir!
- Você sabe lidar quando as coisas não saem como planejadas?
Texto: Victor Santos Edição: João Paulo Fernandes Consultoria: Maria Teresa Reginato, psicóloga