Provavelmente, você já teve a sensação de que, quando estava com algum machucado no corpo, era um azar incrível bater justamente aquele lugar repetidamente. Pois saiba que isso só acontece porque, por aquele membro ferido estar mais sensível, acabamos prestando mais atenção nele.
Esse singelo acontecimento corriqueiro só serve para nos mostrar o poder da nossa concentração, do objeto – ou pensamento – que direcionamos nossa percepção.
Quando pensamos, colocamos nossa atenção em algo. E é daí que vem a importância do pensamento positivo. É claro que, se não agirmos, os pensamentos e as palavras não produzirão os efeitos devidos.
Entretanto, é fato que nossas crenças modificam a maneira como agimos. De acordo com a psicanalista Cristianne Vilaça, um pensamento mais harmônico com a natureza e com o mundo à nossa volta é resultado do modo como nos relacionamos com as pessoas e o ambiente que nos rodeia.
Até mesmo a saúde pode ser afetada pelo poder do pensamento positivo. O otimismo pode prolongar a vida, diminuir os riscos de doenças e até fortalecer o sistema imunológico.
Enquanto o pessimismo tem como consequências o estresse, o diabetes e a solidão.
“É comprovado que o pensamento positivo ajuda no tratamento ou até mesmo na cura de doenças. Isso pode ser conseguido por meio da flexibilidade do pensamento, que é a capacidade de intencionalmente focar no que realmente importa na nossa vida”, ressalta a psicanalista Cristiane Maluf Martin.
LEIA TAMBÉM
- Pensamento positivo: entenda a importância na hora de lidar com o medo
- Pensamento positivo pode atrair coisas boas
- Use o pensamento positivo e a lei da atração
Texto: Érika Alfaro Edição: Nathália Piccoli
CONSULTORIAS: Cristiane Maluf Martin, psicanalista e Cristianne Vilaça, psicanalista.