Você sabia que a maioria das peles brasileiras são mistas ou oleosas? Isso acontece devido ao clima quente do país, que favorece a produção de sebo. Portanto, o incômodo com a oleosidade não é nada exclusivo, viu? Pelo contrário, é recorrente e se intensifica ainda mais nos dias quentes do verão — época na qual costumamos suar mais.
E será que dá para se livrar da sensação de passar o dia com o rosto oleoso? Claro que sim! Para isso, basta caprichar no skincare (alô, constância!) e também seguir algumas dicas de ouro durante o calor. Vem descobrir quais são!
Lave o rosto apenas duas vezes por dia
Quer dizer, então, que mesmo com toda a oleosidade eu não posso lavar o rosto mais vezes? Isso mesmo! E sabe por quê? Porque quanto mais a gente limpa, mais óleo aparece! O efeito rebote acontece justamente por tentar retirar tanto a oleosidade, que nosso corpo entende que precisa produzir mais e mais...
Sabendo disso, lembre-se que uma boa rotina de skincare começa pela limpeza e ela deve acontecer somente duas vezes ao dia, ok? Além disso, você precisa escolher o produto ideal para isso, pois, ainda mais importante do que estar limpa, é a sensação de pele fresca e sequinha o dia todo, né? Invista em géis ou sabonetes que combatam a oleosidade e também matifiquem — ingredientes calmantes, adstringentes e antissépticos são muito bem-vindos!
Nunca, jamais, em hipótese alguma durma de maquiagem
Não importa o cansaço nem mesmo a quantidade de cosméticos que você passou, a pele necessita dormir sempre limpa e tratada. Isso porque o acúmulo de maquiagem pode entupir os poros, favorecer a oleosidade e brilho, causar acnes e provocar o envelhecimento precoce. Tudo que a gente definitivamente não quer!
A dica, portanto, é investir em um produto que retire a make, como água micelar, lencinhos ou espumas. Retirou tudinho? Então, vá para a próxima etapa: a limpeza! Mas, se você sabe que vai chegar cansada e a tarefa será praticamente impossível, vale usar menos maquiagem, viu? Assim a remoção será mais fácil e rápida.
Passe longe dos produtos oleosos
Se a sua pele já é naturalmente oleosa, apostar em produtos que coloquem ainda mais óleo nela não é o ideal. É justamente por isso que existem tantas versões de dermocosméticos disponíveis, como as de toque seco e oil free, por exemplo. Veja no que apostar para cada etapa da rotina:
- sabonete ou gel de limpeza com fórmula leve e refrescante;
- hidratante em gel, não oleoso, e, de preferência, matificante;
- protetor solar de toque seco, normalmente mais fluídos e leves (vale em pó também!).
Conheça linhas de skincare especificas para o seu tipo de pele
Lidar com a oleosidade não é tarefa fácil. Além do incômodo, esse fator acaba gerando outras condições, como poros dilatados, cravos e acnes. Por isso, é essencial adequar seus cuidados às suas necessidades. Por exemplo, não adianta usar um hidratante super cremoso para a pele seca, né?!
Para facilitar a busca pelos produtos certos, vale conhecer linhas que sejam específicas para a pele oleosa. Nelas, você encontrará, de uma vez só, todos os produtos que precisa pro seu skincare e com os ativos certos, uma vez que tudo ali foi pensado justamente para combater a oleosidade e suas consequências. Ah, e não deixe de procurar o dermatologista!
Fonte: Profissionais de saúde da Galderma, empresa global de dermatologia.