Aparentemente, chegamos ao fim de uma era. A partir de hoje, ligações de telemarketing precisam possuir o código 0303 em seu número de telefone. A medida, foi implementada no fim do ano passado mas somente essa semana ela passa a ser obrigatória.
A mudança faz parte de uma nova regra de Procedimento Operacional para Atribuição de Recursos de Numeração, implementada pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Com isso, fica mais fácil de os consumidores identificarem quais chamadas possuem interesse ou não de atender quando recebem uma ligação.
A medida vem sendo muito comemorada nas redes sociais, afinal, nos últimos anos o fenômeno de "chamadas fantasma", de robôs, telemarketing e spam cresceu muito. As chamadas fantasma são aquelas em que você recebe uma ligação e desligam logo em seguida. Fazendo assim, com que você não saiba qual o propósito da chamada.
De acordo com a Anatel, a medida passa a valer inicialmente apenas para ligações de telemarketing que sejam realizadas a partir de um número de celular. Essa regra também vale para telemarketing de telefone fixo, mas a obrigatoriedade nesse caso começa apenas no meio do ano, a partir de junho.
Gostou da novidade? Muito legal, né! Porém, existem exceções para o que é considerado telemarketing. O número 0303 de identificação de ligações só vai servir para chamadas feitas pelo telemarketing ativo, que é aquele que deseja vender um produto ou serviço. Por isso, chamadas com fins de cobrança ou de doação não se encaixam dentro desse entendimento da Anatel e continuarão funcionando sem esse número, tudo bem?
Brasil é o país com o maior número de ligações spam
Dados do aplicativo Truecaller, que atua na identificação de chamadas, mostra que, pelo quarto ano consecutivo, o Brasil continua como o país com o maior número de ligações spam do mundo. A média é de 32 ligações mensais por usuário.
O mesmo levantamento aponta que a maior parte das chamadas de spam no Brasil tenham origem em serviços financeiros (44,1%), como bancos, cooperativas de crédito, operadoras de cartão de crédito, e vendas de todos os tipos (39%). Já em terceiro lugar aparecem tentativas de golpe, com 16,9%.
Outras maneiras de evitar ligações de telemarketing:
Além dessa medida, já existem outras formas de evitar o recebimento desse tipo de ligação. O Não Me Perturbe, por exemplo, é um site criado para evitar chamadas realizadas por serviços de telecomunicação e instituições bancárias.
Para isso, basta cadastrar seu número de celular e aguardar o prazo dado para que as ligações cessem. Em caso de descumprimento da ordem, a empresa é passível de multa.