Dados divulgados pela ONG Obesidade Brasil e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relatam que a obesidade afeta 41 milhões de brasileiros, sendo 22% dos homens e 29,5% das mulheres adultas. E, como a maioria das pessoas sabem, uma das principais medidas para evitar a obesidade, além de uma alimentação adequada, são os exercícios.
Contudo, é preciso saber como não se enganar com informações falsas sobre os exercícios, ainda mais com a internet. Afinal, isso pode comprometer seus resultados e até ter um efeito contrário do desejado.
“Na busca desenfreada para perder peso, muitas pessoas acabam optando por atalhos repletos de facilidades que vão comprometer a saúde. Resultados imediatos não existem. O ganho de peso acontece de maneira gradual e a perda acontecerá da mesma maneira”, orienta Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.
Para esclarecer e desmistificar o assunto, Eduardo pontua os 5 principais mitos sobre os exercícios e a perda de peso. Confira:
1) Atividades aeróbicas são melhores para emagrecer
É cada vez mais imprescindível tratar o emagrecimento com uma abordagem multifatorial, levando em consideração os fatores biopsicossociais e não apenas a dieta e o exercício. As atividades aeróbicas são ótimas para estimular a queima calórica, mas também é importante combinar diferentes tipos de exercícios, incluindo o treinamento de força, que é eficaz para alcançar resultados mais completos e duradouros.
Ambos são extremamente importantes no emagrecimento. E tão importante quanto a modalidade escolhida é a questão do desequilíbrio calórico negativo, onde o gasto energético deve ser superior à ingestão. A dica de ouro é encontrar o exercício que proporcione prazer e que você consiga realizar com frequência.
2) Musculação não ajuda a queimar gordura
Nesse mesmo tema, muita gente pensa que a musculação só cria músculo, mas não queima gordura. Contudo, não é bem assim – é justamente por conta do ganho de massa que esse tipo de exercício aumenta o gasto calórico do organismo em repouso, ajudando no emagrecimento.
- Vale ressaltar outros benefícios do treinamento de força:
- Otimização da taxa metabólica basal
- Auxilia na redução de massa gorda e na manutenção da força
- Retardar a atrofia muscular do envelhecimento
- Manutenção do tecido ósseo
- Melhora dos componentes cardiovasculares, do metabolismo da glicose, na prevenção e no tratamento do diabetes
3) Quanto mais suor, mais perda de calorias
O suor é água e eletrólitos, e qualquer peso perdido pelo suor é recuperado assim que você se hidrata. O emagrecimento ocorre por meio de uma abordagem biopsicossocial, incluindo a combinação de dieta saudável e exercícios regulares, não apenas pela quantidade de suor produzido.
4) É preciso malhar todos os dias para ter resultados
Esse é outro dos maiores mitos sobre os exercícios, e um dos que mais atrapalham no processo. Isso porque muita gente, ao perceber que não vai ter tempo para malhar todos os dias, desiste da prática porque “não vai adiantar”. Todavia, é até importante ter um período de descanso entre os treinos.
A quantidade correta de exercícios para cada pessoa vai variar, então é recomendado se consultar com um profissional para entender a sua frequência ideal.
5) Praticar exercícios em jejum emagrece mais
Trata-se de mais um mito. A revisão da literatura sugere que existem poucas evidências para apoiar a ideia de que a prática de exercícios em jejum proporciona aumento na oxidação de gordura. A recomendação é evitar realizar exercícios durante o jejum, principalmente ao praticar atividades de alta intensidade.
