Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba quando ficar alerta com a saúde vascular e os cuidados que se deve ter para evitar complicações
Menopausa pode oferecer riscos para a saúde vascular da mulher - Foto: Shutterstock

Saúde

Saúde vascular feminina: confira os principais cuidados

Saiba quando ficar alerta com a saúde vascular e os cuidados que se deve ter para evitar complicações

Muitas mulheres se preocupam com a aparência das pernas e o surgimento de varizes. Mas, a atenção com a circulação sanguínea vai muito além da estética e está diretamente ligada à prevenção de doenças graves. 

De acordo com a cirurgiã vascular Grace Mulatti, é essencial cuidar da saúde vascular desde cedo. Esses cuidados devem começar na infância até a vida adulta, observando sinais de doenças vasculares, além de condições associadas, como diabetes e hipertensão. 

“Esses sintomas podem indicar varizes, trombose ou insuficiência venosa e devem ser avaliados por um profissional de saúde”, alerta a médica diretora científica da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP).

Quando é preciso ficar atenta a saúde vascular?

Existem diversos momentos da vida em que a saúde vascular merece atenção especial. A gravidez é uma delas. Durante essa fase, a embebição gravídica aumenta a hidratação da mulher, o que garante viço facial, mas também causa a dilatação das veias. 

Em mulheres com varizes, esse efeito pode agravar o quadro, resultando em retenção de líquidos e edema. O crescimento do útero pode comprimir as veias responsáveis pela drenagem das pernas, intensificando a dilatação das varizes. 

Outro período de grande impacto na saúde vascular feminina é a menopausa. Os hormônios, como o estrogênio, desempenham um papel protetor na saúde cardiovascular, o que explica a menor incidência de problemas como infarto e AVC nas mulheres em comparação aos homens. 

No entanto, essa proteção diminui consideravelmente após a menopausa, exigindo um cuidado redobrado no sistema circulatório. Já a reposição hormonal também pode exigir atenção, já que a terapia pode aumentar os riscos para doenças vasculares. 

Como cuidar da saúde vascular feminina 

Além das mudanças hormonais que impactam a saúde vascular feminina, fatores externos como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool também desempenham um papel significativo na qualidade de vida. 

Esses hábitos comprometem a elasticidade dos tecidos, favorecem a obstrução das artérias e aumentam o risco de doenças vasculares graves, incluindo o infarto do miocárdio, principal causa de morte no mundo ocidental. 

Por isso, evitar o cigarro e o álcool em excesso é uma medida essencial para a manutenção da saúde cardiovascular. Além disso, incluir a prática de exercícios físicos na rotina também ajudam a prevenir doenças vasculares. 

Uso de meia compressora

Para aquelas que já sofrem com problemas vasculares, o uso de meias elásticas de compressão podem melhorar a circulação sanguínea, prevenir inchaços e reduzir a sensação de peso e cansaço nas pernas.

Essas meias exercem uma leve pressão que auxilia o retorno venoso, mas devem ser usadas apenas com orientação médica, pois o nível de compressão varia conforme a necessidade de cada pessoa.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Vemos por aí muitas listas com ideias de presentes para dar no Dia das Mães, mas e aqueles que podem não ser uma boa...

Entretenimento

Relembre algumas mães famosas da ficção que ficaram conhecidas por suas histórias inspiradoras na TV e no cinema

Estilo de Vida

Veja ideias de mensagens para o Dia das Mães para celebrar esta data com uma homenagem especial

Estilo de Vida

Celebre essa data e essa pessoa tão especiais com algumas músicas lindas e letras perfeitas para o Dia das Mães