As festas de final de ano são marcadas pelo consumo excessivo de alimentos com alto teor calórico e bebidas alcoólicas, levando àquela sensação indesejada de inchaço no corpo causada pela retenção de líquidos.
A nutricionista consultora técnica da Desinchá, Andryely Pedroso, explica que a retenção de líquidos é um problema comum após um período de exageros na alimentação, como o alto consumo de açúcar, sódio e álcool.
“O corpo passa a reter água entre as células e o resultado é a sensação de inchaço, especialmente nas extremidades como pés e mãos e regiões como barriga e rosto. Por vezes, esta retenção de líquidos pode gerar um edema visível, capaz de deixar a pele brilhante devido ao acúmulo de água em locais específicos do corpo”, conta.
Se você exagerou nas festas de fim de ano e busca uma solução para desinchar o corpo rápido, a especialista elencou 5 dicas para te ajudar a se livrar desse problema. Confira!
5 passos para desinchar o corpo rápido
1. Beba água
No verão, a desidratação torna-se comum devido às altas temperaturas, o uso frequente de ar-condicionado, a ingestão de álcool e outros fatores. Para evitar a desidratação e a retenção de líquidos, busque beber aproximadamente 40 ml de água para cada quilo de peso corporal.
2. Consuma frutas e verduras diuréticas
Busque incluir frutas e verduras com alto teor de água e menor teor de carboidratos, com propriedades diuréticas naturais na sua dieta, como melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, beterraba, pepino e tomate. Esses alimentos estimulam a produção de urina e auxiliam com a eliminação de líquidos retidos.
3. Evite alimentos ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados, ricos em sódio e açúcares refinados, podem aumentar a retenção de líquidos e a inflamação corporal. Evite consumir alimentos como embutidos, doces, alimentos em conserva, massas refinadas e bebidas alcoólicas.
4. Beba chás diuréticos e antioxidantes
Inclua chás com propriedades diuréticas na sua rotina, que estimulam a maior eliminação de água e toxinas pela urina e ajudam a desinchar o corpo. Essas ervas também fornecem fitoquímicos, substâncias naturais que combatem a inflamação e previnem os danos causados pelos exageros de fim de ano.
5. Pratique exercícios aeróbicos
A prática de exercícios físicos, principalmente atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação e ciclismo, estimula o sistema linfático, auxiliando na eliminação de líquidos retidos. Você pode ainda associá-las a estimulantes naturais, como a cafeína, para potencializar esse processo.