Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Solidão e solitude: especialista explica a diferença dos termos
A solidão e solitude possuem significados distintos - Foto: Shutterstock

Comportamento

Solidão e solitude: especialista explica a diferença dos termos

Entenda o significado de solidão e solitude e saiba como o estado de privacidade pode mudar a sua vida

A solidão e a solitude, apesar de parecerem semelhantes à primeira vista, representam estados emocionais distintos e têm um profundo impacto no bem-estar humano. Por isso, é fundamental entender o significado desses dois sentimentos.

De acordo com Maria Teresa de Almeida Fernandez, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Santa Marcelina, isso nos permite cultivar um relacionamento saudável conosco e com os outros, contribuindo para nosso bem-estar emocional e físico. 

Nesse sentido, a profissional explica a diferença entre solidão e solitude e também revela como o estado de privacidade pode mudar a sua vida. Confira!

O que é a solidão?

A solidão é caracterizada por um estado de estar sozinho acompanhado de sofrimento psíquico. Ela geralmente resulta de situações de vida não escolhidas pela pessoa, como a perda de um familiar, separações, mudanças abruptas de emprego ou residência. 

Esse sentimento frequentemente se manifesta com angústia, sintomas físicos, queda das defesas do sistema imunológico e aumento do estresse, podendo levar a problemas de saúde física e emocional. 

Ou seja, a solidão é algo que todos nós, em algum momento da vida, podemos enfrentar. O que nos diferencia nesses momentos são nossas características pessoais, nossa rede de apoio de amigos e familiares, as experiências que vivenciamos ao longo da vida e nossos recursos para lidar com perdas e conflitos.

O que é solitude?

Por outro lado, a solitude é a escolha consciente de estar sozinho, e a pessoa encontra prazer e felicidade nesses momentos de reflexão e autodescoberta. Na solitude, podemos desenvolver autoconfiança, organizar nossas atividades diárias no trabalho e estudo e encontrar motivação para nos lançarmos em novos desafios.

Enquanto a solidão é involuntária, muitas vezes negativa e pode ser duradoura, requerendo ajuda profissional em alguns casos, a solitude é uma experiência positiva, voluntária e temporária, que representa momentos de escolhas e integração do “eu”, um período de recolhimento e busca de autoconhecimento.

Segundo a psicóloga, existem algumas práticas que podem favorecer esse encontro consigo mesmo, como técnicas de yoga e meditação, o contato com a natureza, além do envolvimento em atividades que proporcionam prazer.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos