A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, é uma condição de pele comum, caracterizada pela formação de escamas brancas que descamam e se soltam, aparecendo nas roupas ou na raiz dos cabelos. Por isso, pode causar desconforto e constrangimento nas pessoas.
“A dermatite seborreica é uma inflamação crônica na pele e pode surgir em diversas áreas do corpo, principalmente naquelas que possuem um grande número de glândulas sebáceas, causando descamação da pele”, explica a tricologista Ana Carina Junqueira.
Por ser uma condição crônica, há períodos de melhora e piora dos sintomas, que podem persistir por meses ou até anos. “A condição também pode resultar em manchas vermelhas, irritação e coceira, ocasionando feridas ainda maiores”, revela Junqueira.
Embora a caspa atinja principalmente o couro cabeludo, ela pode afetar também outras regiões do corpo. Alguns exemplos são as sobrancelhas e cantos do nariz, orelhas e o tórax.
Causas da dermatite seborreica
A dermatite seborreica pode ser provocada por fatores genéticos ou externos, como alergias, estresse, fadiga e ansiedade, por exemplo. No entanto, o aumento do sebo e a proliferação de fungos já habitantes da pele também podem contribuir para o surgimento da doença.
“A ingestão de álcool, alguns medicamentos e o tempo frio e seco também costumam ser culpados pela caspa”, alerta a tricologista fundadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Medicina Capilar (IBEMC).
Como controlar a condição?
Não há cura para a dermatite seborreica, entretanto, existem tratamentos de controle para a condição. Entre eles, o uso de produtos para tratar e eliminar a caspa e o acompanhamento médico.
Além desses, a especialista destaca outros hábitos úteis para ajudar na situação, como tomar banhos mornos, não prender os cabelos molhados, manter o couro cabeludo seco, ter uma alimentação balanceada, garantir uma boa noite de sono e cuidar da saúde emocional.