Após um longo dia de trabalho ou estudo, é normal sofrer com pernas e pés inchados. Mas você sabe por que isso acontece? É devido ao acúmulo excessivo de líquidos entre as células do organismo. Quando esse líquido não é eliminado na urina, ocorre a sensação de que estamos com o corpo inflado, especialmente nas extremidades – pernas, pé e braços – barriga e mamas. Segundo a nutricionista clínica Marilize Tomanini, o desconforto é mais comum em mulheres no período pré-menstrual, época em que a retenção é resultado da alteração dos hormônios. Mas, quando o inchaço causa incômodo ou dor, o ideal é procurar um médico e fazer o diagnóstico correto. Confira outras dicas e dê adeus a esse desconforto!
Quais as causas?
O inchaço pode ser causado pela variação da pressão sanguínea e também pela quantidade excessiva de proteínas e sais presentes no sangue. “As células ficam mais afastadas umas das outras e, consequentemente, o transporte e a difusão dos nutrientes para o espaço intersticial ficam prejudicados por terem que percorrer uma distância maior”, explica a nutricionista Lenita Borba.
Fatores como alimentação, estilo de vida e roupas apertadas demais também devem ser levados em conta. Sem contar que usar um visual desconfortável por um período prolongado pode colaborar com a sensação de inchaço ao final do dia. Inclusive, a mudança no clima e o excesso de calor colaboram para o edema, termo médico usado para caracterizar o inchaço, já que o aumento da temperatura provoca a dilatação dos vasos sanguíneos.
É preciso ter cuidado
Que a sensação de inchaço é incômoda, não é novidade. Afinal, quem gosta de não caber mais nas roupas, ter os anéis apertados nos dedos ou, ainda, ver que o ponteiro da balança subiu? Porém, a retenção de líquidos pode ser causada pelo mau funcionamento do rim. Nesse caso, o recomendado é procurar um médico especializado para ter o diagnóstico correto. Também é preciso ficar de olho quanto à ingestão ideal de líquidos por dia, sendo que o recomendado são 2l de água em média.
Livre-se do inchaço
“Para se livrar do inchaço, é necessária uma ingestão adequada de água diariamente, pois, quanto maior o seu consumo, melhor será a irrigação celular e mais efetivos se tornam os processos metabólicos, fatores que irão permitir a excreção adequada de líquidos e de toxinas”, Camila Bertho, nutricionista
Texto: Larissa Tomazini
Consultoria: Camila Bertho, Lenita Borba e Marilize Tomanini, nutricionistas
LEIA TAMBÉM:
- Pré-verão: acupuntura pode reduzir inchaço e ajudar a eliminar gordura
- Beleza no prato: conheça 5 alimentos que combatem o inchaço!
- Dê adeus ao inchaço com mudanças no dia a dia