Sem valor nutricional, repleto de calorias e rico em substâncias prejudiciais como corantes e conservantes, o refrigerante causa sérios danos ao organismo. O sabor agradável e as versões light, diet e zero podem até parecer inofensivas, mas escondem alguns vilões que colocam a saúde em risco, favorecendo quadros de pressão alta, obesidade e diabetes.
Confira, no vídeo abaixo, o que 1 copo (cerca de 250ml) de refrigerante pode causar no organismo e risque essa bebida da sua vida!
Diet, light ou zero?
Diet
Para ter a denominação diet no rótulo, os produtos devem ser isentos 100% de pelo menos um dos ingredientes que constam na composição original. “No entanto, diet não é só o produto sem açúcar. Qualquer outro ingrediente pode estar 100% ausente”, explica LuanaVasconcelos, nutricionista. Atenção! Cheque a quantidade de carboidratos dos produtos, já que, em muitos, o açúcar vem com essa denominação.
Light
A palavra light foi criada para caracterizar um produto que seria mais saudável do que o original. O problema é que, para manter o sabor do alimento, muitas vezes aumenta-se a quantidade de algum ingrediente para compensar a redução do outro. Por exemplo: em um produto com redução de açúcar, o sódio pode estar elevado em relação ao produto original. Antes de levar um alimento para casa só porque ele é light, é fundamental conferir e comparar cada item do rótulo.
Zero
Os produtos caracterizados como “zero” possuem restrição ou isenção de algum nutriente comparados à versão tradicional e podem ser indicados para quem possui restrições alimentares. A leitura atenta do rótulo continua necessária, já que os produtos “zero” podem ser ricos em sódio e, em excesso, tornam-se prejudiciais à saúde.
Consultoria: Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga
LEIA TAMBÉM:
Os riscos dos refrigerantes para as crianças