Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Infecção pelo vírus da doença do beijo atinge até 95% dos adultos
Infecção pelo vírus da doença do beijo atinge até 95% dos adultos - Foto: Angela Macario / Shutterstock

Saúde

Doença do beijo: saiba quais são os sintomas da mononucleose infecciosa

Infecção pelo vírus da doença do beijo ocorre pelo contato direto com a saliva; especialista explica como prevenir

Quem aproveitou o Carnaval para conhecer gente nova e beijar muito precisa ficar atento aos sintomas de doenças transmitidas através desse tipo de contato. A mais comum delas é a mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo, causada pelo vírus Epstein-Barr. 

O nome popular está relacionado à principal forma de contágio: a saliva. Por isso, é uma doença de fácil transmissão. Atualmente, estima-se que cerca de 90% a 95% da população adulta já tenha sido infectada pelo vírus. 

Além do beijo, é possível ser exposto à doença por meio de tosse e espirro de pessoas infectadas, ou também pelo compartilhamento de copos e talheres. “O contato indireto com as mãos em superfícies contaminadas pode causar a infecção ao tocar a boca e outras mucosas sem perceber”, aponta o biomédico Roberto Figueiredo, profissional conhecido como Dr. Bactéria. 

Sintomas da doença do beijo

A doença do beijo costuma durar de três ou quatro semanas com manifestação dos sintomas. A inf​ecção, no entanto, é assintomática e pode ser facilmente confundida com outras doenças respiratórias como gripes e resfriados.

“Há também a possibilidade de ser adenovírus, rhinovírus, coronavírus, ou a própria Covid-19”, alerta o especialista. Abaixo, você confere os principais sinais de atenção:

  • Febre alta
  • Dores no corpo
  • Aumento dos gânglios do pescoço e axilas
  • Sudorese
  • Fadiga
  • Inflamação de garganta
  • Inchaço das amígdalas

Como prevenir

De acordo com o biomédico, há medidas preventivas simples para evitar o contágio, como lavar bem as mãos, usar álcool em gel e não compartilhar objetos pessoais. Além disso, é importante cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir para não espalhar secreções no ambiente e não permanecer em lugares sem circulação de ar. 

Tratamento

Como nas demais viroses, não há medicamentos específicos contra a mononucleose. Sendo assim, o tratamento se resume em combater os sintomas com antitérmicos, analgésicos, anti-inflamatórios, e bastante repouso.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento