Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O uso de algumas plantas medicinais pode auxiliar no controle dos sintomas de alergias comuns de inverno
Plantas medicinais podem ajudar no tratamento de alergias comuns de inverno - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Plantas medicinais: 5 opções que aliviam os sintomas das alergias de inverno

O uso de algumas plantas medicinais pode auxiliar no controle dos sintomas de alergias comuns de inverno

As doenças alérgicas e infecciosas como rinite, asma e conjuntivite, por exemplo, são comuns no inverno e podem ter impacto severo na saúde e bem-estar, especialmente de crianças e idosos. Felizmente, existem algumas plantas medicinais que podem ajudar a aliviar os sintomas e as crises.

Abaixo, a farmacêutica Jeane Nogueira, Doutora em Biotecnologia Vegetal e especialista em Fitoterapia Clínica, separou cinco plantas medicinais que podem auxiliar no tratamento dessas alergias e infecções. Confira:

1. Cebola

Usada para condições como rinite alérgica e asma, a cebola possui quercetina, um flavonoide antialérgico encontrado em diversos outros alimentos, como maçã e brócolis. Ela atua inibindo a liberação de histamina, uma das principais substâncias envolvidas nas reações alérgicas, reduzindo processos inflamatórios. Além disso, possui ação antiviral e inibe enzimas que intensificam essas reações.

2. Urtiga

A urtiga, cientificamente conhecida como Urtica dioica, também ajuda a aliviar algumas alergias de inverno, como rinite alérgica crônica e asma. Isso porque ela possui propriedades antioxidantes, adstringentes, antimicrobianas e analgésicas, que contribuem para a redução geral da inflamação associada às reações alérgicas.

3. Sabugueiro

O sabugueiro, conhecido cientificamente como Sambucus nigra, auxilia na recuperação de resfriados e gripes e no alívio de sintomas de rinites, sinusites e conjuntivites. O consumo geralmente ocorre por infusões. Porém, as bagas do sabugueiro precisam estar cozidas antes do consumo, pois em estado cru ou imaturo, podem conter propriedades tóxicas.

4. Guaco

O guaco, conhecido cientificamente como Mikania glomerata, é uma planta medicinal empregada para o tratamento de diversas afecções respiratórias, incluindo bronquite, tosse e asma. Além disso, os fitoconstituintes presentes nas folhas do guaco, como o dicumarol, é um dos principais responsáveis por seus efeitos.

5. Eucalipto

O eucalipto, da espécie Eucalyptus globulus, é indicado para o tratamento de diversas afecções respiratórias, incluindo a asma. O principal fitoquímico do eucalipto é o eucaliptol, que demonstra uma ação proeminente no sistema respiratório. Por isso ele é muito utilizado em inalações.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Pequenas ações antes de viajar ajudam a deixar a casa organizada e prevenir surpresas desagradáveis na volta

Finanças e Empreendedorismo

Entenda como funciona o consórcio de carros e veja os principais cuidados para contratar um de forma segura

Saúde

Algumas doenças aumentam bastante com a queda nas temperaturas e secura do ar; saiba como cuidar da sua saúde respiratória

Comportamento

Especialista dá dicas para os pais não acabarem sobrecarregados emocionalmente durante as férias dos seus filhos