Os legumes atuam diretamente no organismo por meio do controle do colesterol e diversos outros benefícios. Uma boa forma de prepara-los é incluí-los numa deliciosa sopa, pois além de satisfazer o paladar, blindam o organismo contra algumas doenças. Confira 7 legumes que ajudam no controle do colesterol.
1. BRÓCOLIS
Excelente fonte vegetal de cálcio – essencial na prevenção da osteoporose -, ele também contém vitaminas do complexo B e vitamina C. “O brócolis possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras, atuando na redução da hipertensão e do
colesterol”, complementa a nutricionista Teresa Labanca.
2. TOMATE
Seu principal benefício se concentra na presença de licopeno – nutriente que dá a cor vermelha do alimento – é um poderoso protetor do sistema cardiovascular, já que atua contra o mau colesterol e protege as células dos efeitos dos radicais livres.
3. BETERRABA
Altamente rica em antocianina, um antioxidante excelente contra as ações do mau colesterol, a raiz é fonte de saúde garantida. “Ela possui ação antioxidante e imunoestimulante e é excelente para o sistema circulatório”, esclarece a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.
4. BERINJELA
Por ser muito rica em fibras e em substâncias que desempenham poderosas ações antioxidantes, a berinjela é considerada uma das melhores amigas da dieta. Seja in natura, em forma de farinha ou até mesmo de água, vale a muito pena inseri-la no cardápio!
5. CHUCHU
Presença comum nas saladas “geladas”, ele é composto por, aproximadamente, 90% de água pura e traz consigo uma leve ação diurética. Uma dieta que o inclua também ajuda no combate ao colesterol, já que ele é pobre em calorias e rico em nutrientes antioxidantes (como vitamina C).
6. BATATA
O tubérculo em nutrientes essenciais para a a saúde do coração. “O nutriente promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio. No entanto, nada de ingeri-la frita, ok? Para manter-se livre do colesterol e usufruir ao máximo de suas vantagens, o ideal é consumir a batata cozida ou assada com azeite e ervas.
7. BATATA-DOCE
Ela mantém a fome saciada por mais tempo e, sem excessos, ajuda a reduzir o acúmulo de gordura no abdômen e controlar o colesterol. Além disso, esse tipo de batata é rico em betacaroteno, antioxidante que, quando ingerido, é convertido em vitamina A, excelente para a saúde da pele.
Leia também:
- Frutas e verduras: o que acontece com quem não come?
- Cosmético natural: conheça frutas que atuam a favor da beleza
- Brócolis + azeite: aposte nessa dupla poderosa!
Consultoria Teresa Labanca, nutricionsita; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Greice Caroline Baggio, nutricionista