É importante saber que alguns alimentos são cicatrizantes, que servem para beneficiar o processo de cicatrização, facilitando, por exemplo, a boa recuperação após uma cirurgia. Comuns ao cardápio do dia a dia, essas opções são capazes de enriquecer a oferta de proteínas, carboidratos, vitaminais e outros itens essenciais para a boa resposta imunológica e a boa regeneração dos tecidos. Abaixo, seguem opções cicatrizantes para incluir na rotina:
Alimentos que potencializam o efeito anti-inflamatório:
Peixes gordurosos como a sardinha, o salmão e o atum são as fontes mais ricas em ômega-3 – potente antioxidante capaz de impactar a ação inflamatória do organismo. Também é possível encontrar esse ácido graxo em vegetais: semente de chia, semente de linhaça, oleaginosas como nozes, amêndoas e avelãs e são alternativas para o consumo desse nutriente.
Alimentos que beneficiam a regeneração dos tecidos:
Alimentos ricos em proteínas são indispensáveis para a produção de aminoácidos como o colágeno e a arginina. Enriquecer a dieta com carnes magras, ovos, derivados do leite são formas de suprir a necessidade de proteínas. Da mesma forma, é possível encontrar fontes vegetais, como no feijão e na lentilha.
Alimentos que melhoram o aspecto da pele:
Ricos em vitamina A, alimentos como o bife de fígado, a cenoura, a batata doce e a manga, auxiliam na proteção da pele e ainda possuem efeito antioxidante. Incluir óleo de girassol ou a própria semente no cardápio, bem como ingerir oleaginosas como a castanha do Pará e avelã aumenta o aporte de vitamina E, que também auxilia no combate aos radicais livres.
Consultoria: Joanna Carollo, nutricionista
Informações: Nova Nutri
LEIA TAMBÉM
• Alimentos que pioram a gastrite
• Alimentos contra a prisão de ventre