Para reduzir o colesterol e, de quebra tornar o dia a dia muito mais saudável, aposte nas opções a seguir! Podendo ser adicionadas em iogurtes, sopas, saladas, pratos quentes e com frutas, as farinhas também são grandes aliadas de quem deseja emagrecer.
1- FARINHA DE BANANA VERDE
Encontrada nas prateleiras de lojas de produtos naturais, a farinha da banana verde é uma opção para garantir os nutrientes da fruta. “Ela ajuda na integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes, mantendo o metabolismo do corpo acelerado”, completa a nutricionista Eliane Petean Arena.
2- FARINHA DE BERINJELA
Graças à boa quantidade de fibras, o alimento ajuda a aumentar a sensação de saciedade e impede que o organismo absorva gorduras. “Além de fibras, esse ingrediente contém antocianina, que combate a ação dos radicais livres”, acrescenta a nutricionista Fernanda Granja.
3- FARINHA DE LINHAÇA
Um trunfo da farinha é a presença de ômega-3, um ácido graxo que tem como função controlar as taxas de colesterol, a pressão arterial e reduzir o acúmulo de gordura abdominal.
4- FARINHA DE MARACUJÁ
“A farinha de maracujá é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel encontrada na parte branca da casca da fruta que possui a capacidade de reter água, formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico e melhoram o trânsito intestinal, de modo a eliminar parte da gordura e açúcares consumidos na refeição.
5- FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO
A vantagem dessa versão está na presença de uma proteína chamada faseolamina, que inibe a absorção de cerca de 20% dos carboidratos ingeridos juntos com ela – o que colabora para a diminuição das calorias e, consequentemente, do colesterol. Outro ponto positivo da farinha é que ela não contém glúten e é rica em fibras, o que auxilia na sensação de saciedade prolongada, além do bom funcionamento intestinal.
Leia também:
- Chips funcionais: conheça a delícia nutritiva que emagrece
- 6 perguntas respondidas sobre alimentos funcionais
- Conheça os benefícios da água e da farinha de berinjela
Consultoria Fernanda Granja, nutricionista; Eliane Petean Arena, nutricionista