Se a falta de tempo é um dos motivos para você não incluir a prática de alguma atividade física em sua rotina, que tal exercitar-se enquanto vai de casa para o trabalho, faculdade ou fazer compras? Uma boa solução é apostar na bicicleta, um veículo que ajuda a detonar os quilos a mais e serve como alternativa ao carro, que tem de encarar congestionamentos e polui o ar que a cidade respira.
Porque é bom andar de bicicleta?
A questão ecológica e da mobilidade urbana é só um item a mais naquilo que a bicicleta tem de principal: ser uma forma prazerosa de se praticar esportes e — por que não? — entrar em forma. “A maior parte das pessoas pedala em um ritmo que faz com que a atividade seja predominantemente aeróbica, ou seja, de intensidade mais baixa e possível de ser executada por longos períodos de tempo. Isso significa que envolve grandes grupos musculares em atividades dinâmicas, que resultam em aumentos substanciais na frequência cardíaca e no gasto energético”, descreve o educador físico Rodrigo Luiz Vancini.
Dicas importantes
Por acaso pintou vontade de subir o quanto antes em uma bicicleta? Só não se esqueça de tomar os devidos cuidados para evitar acidentes:
- Não são muitos os equipamentos de proteção a serem usados por ciclistas. No entanto, o capacete, principal deles, é fundamental. Mesmo uma queda ou choque mais simples podem se tornar acidentes graves quando uma pancada acerta a cabeça. Sendo assim, não dê chance para o azar.
- Está se tornando cada vez mais comum pedalar em grupo. E nisso a internet tem um importante papel, oferecendo a possibilidade de pessoas que não se conhecem pessoalmente combinarem um horário e trajeto para pedalarem juntas — inclusive, por trilhas fora do espaço urbano. Uma rápida pesquisa nos sites de busca ou redes sociais e você encontra outros amantes do ciclismo.
- A garrafa de água deve ser sua companhia inseparável. Nos dias de calor (e mesmo nos dias de frio) não deixe de se hidratar. Também evite pedalar logo após o almoço, jantar ou algum tipo de refeição mais pesada, para não prejudicar a digestão.
Texto Redação Alto Astral
Consultoria Rodrigo Luiz Vancini, educador físico
LEIA TAMBÉM:
- Os exercícios mais recomendados para os idosos
- Diabetes: quais os cuidados necessários na hora de praticar atividades físicas?
- Dicas de exercícios e alimentos que combatem a celulite