Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Além de sua finalidade anticonceptiva, o DIU Mirena pode ajudar a controlar sintomas de algumas doenças ginecológicas como a endometriose
DIU Mirena tem prazo estendido de cinco para oito anos para evitar gravidez - Foto: Shutterstock

Saúde

Anvisa amplia validade do DIU Mirena: veja quais os benefícios do dispositivo

Além de sua finalidade anticonceptiva, o DIU Mirena pode ajudar a controlar sintomas de algumas doenças ginecológicas como a endometriose

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou de cinco para oito anos o prazo de uso do DIU Mirena para prevenção da gravidez. Antes, ele tinha validade de cinco anos. A decisão foi baseada em estudos que indicavam que o dispositivo continuava protegendo contra a gravidez mesmo após os cinco anos descritos originalmente na bula.

Na avaliação do ginecologista e especialista em reprodução humana Luiz Alberto Manetta, “a extensão para oito anos é uma conquista importante na saúde reprodutiva feminina, trazendo mais praticidade, economia e segurança no aspecto contraceptivo”. 

Benefícios do DIU

O DIU Mirena é um dispositivo contraceptivo que atua na prevenção da gravidez, mas também no controle dos sintomas de alguns distúrbios ginecológicos. Ele pode, por exemplo, ajudar a reduzir o fluxo menstrual intenso e tratar a adenomiose, caracterizada pelo crescimento do endométrio na camada muscular do útero.

Além disso, o DIU pode auxiliar na prevenção da hiperplasia endometrial em mulheres que fazem reposição hormonal na menopausa e no tratamento da endometriose. Ela ocorre quando o tecido endometrial cresce fora do útero e pode causar dores pélvicas intensas, cólicas severas e dificuldade para engravidar. Segundo dados do Ministério da Saúde, a endometriose afeta aproximadamente 10% das mulheres em idade fértil no Brasil.

No entanto, o ginecologista ressalta que a ampliação do prazo do dispositivo vale apenas para a função anticoncepcional. “No caso do uso do Mirena como tratamento auxiliar da endometriose, o tempo de eficácia comprovada e aprovado segue sendo de até cinco anos”, esclarece Manetta.

Existem contraindicações?

O DIU pode ser contraindicado em alguns casos. De acordo com o ginecologista, o dispositivo não é indicado para casos de alterações da cavidade endometrial, em suspeita de gravidez, doença inflamatória pélvica ativa ou alterações no colo do útero sem diagnóstico. “Por isso, a decisão pelo seu uso deve sempre ser individualizada, com avaliação médica criteriosa”, completa Luiz Alberto Manetta.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Já errou no tempo de cozimento de legumes como brócolis, couve-flor e cenoura? Descubra como acertar daqui pra frente!

Receitas

Os benefícios da beterraba para a saúde são vários; descubra alguns deles e como consumir esse alimento da melhor forma

Saúde

O pilates em casa pode ser uma forma acessível de se exercitar na terceira idade sem precisar se deslocar para uma academia