Muitas pessoas enfrentam problemas com a halitose, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial sofre com o incômodo mau hálito.
Há muitos motivos que causam esse problema, entre elas, a halitose matinal, que é removida quando a higiene bucal é realizada. Contudo, quando é algo persistente, pode significar desordens orais, infecções, doença periodontal como inflamação gengival evoluída, gengiva inflamada, saburra lingual, que são as camadas de restos alimentares na superfície da línguas e próteses porosas ou mal adaptadas.
Além disso, também há outros motivos de desordens sistêmicas como as úlceras gastrointestinais, diabetes mellittus, leucemia, estresse, ansiedade, entre outras.
Por isso, fazer a higiene bucal correta, com uso de fio dental, é muito importante para prevenir o acúmulo das bactérias responsáveis pelo mau cheiro, e também evitar cáries e tártaros.
Saiba o que pode causar o mau hálito e como evitar:
A alimentação pode ajudar a evitar o mau hálito, já que alguns alimentos ajudam a regular nosso organismo. Além disso, é importante ressaltar que comidas industrializadas, carnes gordurosas, pele de frango, fritura, queijos amarelos, doces e refrigerantes podem agravar o problema, devido à digestão mais lenta.
Também é importante evitar jejuns prolongados, já que esse hábito aumenta a produção de substâncias eliminadas por meio da respiração, o que pode causar um odor desagradável. Manter-se hidratado, ingerindo no mínimo dois litros de água por dia, também ajuda a evitar o mau hálito, pois estimulará as glândulas salivares.
Procure evitar carnes gordurosas e dê preferência a opções magras, como peixes e peito de frango. Outros alimentos que ajudam evitar esse problema são a maçã, a cenoura e o pepino, já que elas fazem uma limpeza dental quando comidos crus. Desse modo, elas ajudam a evitar o acúmulo de bactérias que podem causar o cheiro desagradável.
Outros alimentos aliados nessa luta são a canela, gengibre e hortelã. Essas três opções facilitam e estimulam a digestão, além disso, elas possuem ação antioxidante, adstringente e termogênica.
Atenção
Vale lembrar que o mau hálito pode indicar problemas estomacais ou de higiene dental, por isso, é importante procurar um médico e também um dentista.