Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o pão e explica como consumi-lo sem engordar
Consumir pão com moderação não traz prejuízos para a saúde - Foto: Shutterstock

Receitas

Pão faz mal? Veja mitos e verdades sobre o alimento

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o pão e explica como consumi-lo sem engordar

O pão faz parte do cotidiano, marcando presença na mesa do café da manhã. Com suas diversas formas e sabores, é realmente difícil escolher apenas um. Porém, existem muitos mitos sobre esse alimento. É comum ouvir que engorda, que é o responsável por problemas de saúde e que deve ser evitado a todo custo. 

Para esclarecer essas dúvidas, a especialista Sylvia Ramuth, diretora técnica do Emagrecentro, rede referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal, explica se o pão é um aliado ou um inimigo na busca por uma alimentação equilibrada. Confira:

Pão engorda?

O sobrepeso e a obesidade ocorrem devido ao indivíduo consumir mais energia do que gasta, o que, quando feito a longo prazo, resulta em excesso de peso. Por isso, o pão em si não engorda, mas pode auxiliar no ganho de peso se for consumido de forma excessiva. 

Causa inchaço em todas as pessoas?

Embora algumas possam ser sensíveis ao glúten e, portanto, apresentar inchaço ou desconforto após o consumo, a maioria pode incluí-lo em sua rotina sem problemas. Para quem tem essa sensibilidade, existem opções sem glúten que podem ser uma alternativa viável. 

Pão é nutritivo?

Os pães integrais, por exemplo, são geralmente mais saudáveis do que os feitos de farinha branca, pois são feitos com grãos inteiros e contêm mais fibras, vitaminas e minerais. Optar também por artesanais ou com menos aditivos pode ser uma escolha mais assertiva se está à procura de um pão mais nutritivo. 

Ele deve ser evitado à noite?

Evitar ou não o consumo de pão à noite depende dos seus objetivos e do seu histórico pessoal. Não precisa necessariamente ser evitado à noite, mas é importante escolher opções mais saudáveis e consumir com moderação, combinando com fontes de proteína e fibras para uma refeição mais equilibrada.

Se o objetivo for controlar o peso ou a glicemia, pode ser interessante reduzir os carboidratos no jantar. No entanto, o mais importante é o balanço da alimentação durante todo o dia, e é recomendável consultar um profissional de saúde para obter orientações adequadas.

Além disso, é importante combinar ingredientes, como peito de peru ou frango grelhado. Eles são perfeitos para montar sanduíches quando acompanhados de folhas verdes e podem incluir vegetais como tomates, pepinos e cenouras. Outra opção deliciosa são os ovos, sejam cozidos ou mexidos, que são uma excelente fonte de proteína e ficam irresistíveis.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista explica que, além dos alimentos, há alguns suplementos que são bons para a flacidez; entenda quais são eles

Saúde

A toxina botulínica pode ser usada para ajudar no relaxamento dos músculos faciais, aliviando sintomas do bruxismo

Amor e Sexo

Especialista explica os motivos de manter uma vida sexual saudável mesmo após a menopausa

Saúde

A apresentadora Sabrina Sato perdeu o bebê que esperava com o ator Nicolas Prattes; médico explica as causas