O coco é uma fruta muito amada por várias pessoas, especialmente por poder ser consumido de diversas formas, inclusive em forma de diferentes doces, batidas e mesmo da famosa água de coco. E, além de delicioso, ele tem vários benefícios para o organismo, sabia?
Essa fruta rica em carboidratos e gorduras pode ser ótima para uma dieta saudável, lembrando que dependendo da receita pode ser necessário moderação por conta dos outros ingredientes.
Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, campus Boa Viagem, Jussara Pessôa, o coco funciona como “coringa” na alimentação. A seguir, conheça mais sobre as suas vantagens:
Benefícios do coco
São vários os benefícios do coco, de acordo com a nutricionista.
“O coco auxilia na saúde cardiovascular por ser uma boa fonte de fibra, principalmente quando está seco e ralado. A fibra tem a função de ajudar na digestão saudável, prevenindo constipação e contribuindo no bom funcionamento do intestino. O consumo moderado também melhora o HDL (colesterol bom) no sangue, pois a fruta possui ácido láurico”, afirma.
A especialista explica ainda que os ácidos graxos e a boa quantidade de fibras contribuem no aumento da saciedade e queima de calorias. Dessa forma, o coco se torna uma opção viável para inserir na alimentação de quem pretende gerenciar seu peso de maneiro saudável e das pessoas com diabetes tipo 2, pois ajuda na manutenção da glicose.
Por fim, Jussara Pessôa destaca os diversos nutrientes da fruta, mas aponta a importância do consumo balanceado.
“O coco fornece uma série de variedade de minerais e vitaminas (C e outras do complexo B), além de antioxidantes que protegem as células contra danos e suportam o funcionamento do corpo. Ainda assim, esse alimento precisa estar na dieta de forma moderada. Isso porque é rico em calorias e gorduras, sendo usado em preparos calóricos de pudins, bolos e sorvetes”, finaliza.