Provavelmente você já ouviu falar em Corpus Christi, afinal de contas, essa data é um dos feriados anuais, nos quais podemos descansar do trabalho e estudos, mais famosos do Brasil. No entanto, o significado desse termo vai muito além de uma folga: trata-se de uma celebração cristã.
Comemorado sempre na quinta-feira, ele acontece após o domingo da Santíssima Trindade, na Igreja Católica, e representa um momento dedicado para relembrar que a Eucaristia é um período de humildade e aceitação. Com o pão e o vinho, a bênção do Espírito Santo é invocada sobre nós para termos uma experiência de intimidade com Jesus.
Traduzido como "Corpo de Cristo", conheça a história por trás desse feriado para entender a sua importância para a religião e aprenda, ainda, uma oração especial!
História de Corpus Christi
Original da cidade de Liège, na Bélgica, o dia se refere à presença de Deus no sacramento da Eucaristia. Essa, por sua vez, significa o momento em que entramos em comunhão com o divino e simboliza a última ceia - conhecida como Santa Ceia - feita por Cristo com seus discípulos, servindo pão e vinho.
A festa começou a partir das visões de uma freira, no século XII, as quais indicavam que ela deveria promover um evento para os fiéis poderem adorar à Eucaristia e fortalecer sua fé, reparando ofensas e pecados.
Tendo conhecimento dessas mensagens, o Papa Urbano IV, ainda bispo na época, levou-a para a Igreja, na intenção de que o povo pudesse participar e honrar Jesus, pedindo perdão e aceitando Deus.
A celebração
No Brasil, é comum que seja feita uma procissão durante o feriado, quando os religiosos enfeitam as ruas com flores. Essa tradição é uma herança portuguesa, repleta de símbolos e cernas marcantes da religião católica.
Por conta da pandemia do coronavírus, as decorações e encontros coletivos precisaram ser cancelados, de modo a evitar aglomeração. Mas, mesmo assim, é possível celebrar o Corpus Christi assistindo às transmissões ao vivo das paróquias e fazendo a oração especial abaixo com muita fé e amor.
Oração especial de Corpus Christi
“Na festa do seu corpo e sangue, dá-nos Senhor a certeza da tua presença nos dons eucarísticos! Na festa da vida, que deve ser cada Eucaristia, ensina-nos Senhor a comunhão com os irmãos, radicada na unidade sacramental. Ensina-nos que nunca é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades! Impele-nos a viver cada eucaristia como atores comprometidos, convictos da tua presença, e não como simples espectadores!”
Fonte: João Bidu