Atire a primeira pedra a mulher que nunca reclamou de rugas! Essas linhas de expressão podem aparecer em qualquer lugar do corpo, porém, geralmente, o rosto é área mais comum. Além do envelhecimento natural, muitos fatores podem contribuir para o aparecimento dessas ruguinhas chatas, como exposição ao sol ou até mesmo tabagismo.
E você sabia que existem vários tipos de rugas? Apesar de todas serem bastante incômodas para a mulherada, cada um costuma aparecer em um local e de um jeito diferente. Justamente por isso, o tratamento também deve específico, viu? Abaixo, um time de especialistas listam quais são as principais rugas e como você pode tratá-las em casa. Confira!
Pés de galinha
Essa é uma das rugas que mais aterroriza as pessoas! Os pés de galinha são encarados como os primeiros sinais de envelhecimento entre 84% das mulheres, segundo um estudo. De acordo com a médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética Roberta Padovan, o motivo da tamanha flacidez na área, é que a pele ao redor dos olhos é a mais fina do corpo. “Para começar, não há tanto colágeno e elastina na região, então, quando você começa a sofrer os danos do sol, é um dos primeiros lugares do rosto a enrugar”, diz.
Linhas Glabelares
As rugas conhecidas como “11” são as duas linhas verticais que se formam entre as sobrancelhas. “Elas se parecem exatamente com o número e são geralmente causadas por franzir as sobrancelhas repetidamente, o que as torna um excelente exemplo de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando você faz movimentos faciais repetitivos”, explica Padovan.
Linhas do sorriso
Também chamadas de linhas de riso, são as dobras que se estendem do nariz aos cantos externos da boca. Essas rugas são geralmente causadas pela flacidez da pele e perda de gordura subcutânea com o passar da idade.
Linhas da testa
As famosas linhas horizontais que cruzam a testa, também são, geralmente, causadas por levantar as sobrancelhas repetidamente. “Algumas pessoas têm rugas na testa mais ou menos profundas do que outras devido a uma combinação de genética e opções de estilo de vida, como o uso do protetor solar”, exemplifica a médica.
Bigode chinês
O sulco nasogeniano é formado por finas linhas que surgem das asas nasais até a comissura dos lábios, dando à impressão de um bigode chinês, por isso o nome. São incômodos conhecidos entre homens e mulheres, porém, se trata de um sinal comum de envelhecimento.
Como se livrar das rugas em casa?
Para o alívio de muitas pessoas, existem maneiras de suavizar as linhas de expressão com muita paciência e uso de produtos específicos com orientação médica.
Segundo o dermatologista Abdo Salomão Jr., os cuidados anti-idade devem preconizar a ordem da pirâmide da beleza e saúde epitelial, e é necessário utilizar itens para cuidar da pele, mas é claro, com auxílio médico.
Os produtos fundamentais são os de hidratação, antioxidantes, enzimas e fotoproteção para proteção e reparação da derma. Os transformadores, como os retinóides e alfa, beta e poli-hidroxiácidos, são para esfoliação, visto que melhora da renovação celular e hidratação. E, por fim, os ‘otimizadores’, que são os peptídeos e fatores de crescimento para estimulação, cicatrização e regeneração celular da pele. Conheça melhor cada substância:
Retinóides
Eles são o que os profissionais chamam de ‘padrão ouro’ para redução de rugas no conforto de casa. “São derivados da vitamina A, então estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno, reduzindo assim o aparecimento de rugas”, diz Padovan.
Porém, a dermatologista explica que com grande potência, vem o risco de irritação. "Para evitar vermelhidão e descamação, existem estratégias de como começar a usar um retinóide duas vezes por semana e, em seguida, um hidratante. Após algumas semanas, podemos aumentar o uso para três vezes por semana”, explica. Mas sempre com proteção solar!
Antioxidantes
Os antioxidantes, que são Vitamina C, Niacinamida, Ácido Ferúlico e Resveratrol, são verdadeiros defensores da derma e atuam para neutralizar os radicais livres, que causam danos às células da pele, ou seja, causam também as rugas. “Além disso, os antioxidantes também aumentam a produção de colágeno e muitos deles têm efeito clareador. Para obter o máximo de proteção, você pode aplicá-lo antes do protetor solar para potencializar a defesa da pele”, afirma Roberta.
Ácidos, alfa-hidroxiácidos e renovadores esfoliantes
Os alfa-hidroxiácidos (AHAs), que incluem ácido glicólico, cítrico e láctico, aumentam a renovação celular e iniciam a produção de colágeno, o que reduz o aparecimento de rugas e linhas finas com o tempo. Os AHAs podem ser encontrados em concentrações mais baixas em limpadores de venda livre e em peelings caseiros, ou em concentrações mais altas na forma de peelings químicos administrados por um dermatologista.
Para renovar a pele, você pode contar também com esfoliantes, que são menos agressivos, mas ajudam a retirar a primeira camada da pele, o que incentiva uma renovação celular.
Ácido Hialurônico
Esse ácido é uma glicosaminoglicana e faz parte da matriz extracelular, onde ficam as fibras do colágeno e elastina. Porém, com o avanço da idade, o ácido hialurônico diminui, reduzindo também a hidratação e elasticidade da pele.
Protetor solar
Quem ama skincare sabe da importância do filtro solar para a pele, mas para os iniciantes nos cuidados da derma, os raios ultravioleta são uma das maiores causas de rugas prematuras, então o filtro solar é o segredo final para manter uma pele jovem.
Segundo Padovan, proteger sua pele dos raios ultravioleta ajudará a prevenir a formação de novas rugas, bem como a retardar o agravamento das existentes em seu rosto. "Use diariamente e respeitando a reaplicação do produto: a cada duas horas em exposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados", finaliza.
Fontes: Abdo Salomão Jr, doutor em dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo); e Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia.