Estilo de Vida

Treinos e hábitos para cada idade ter um corpo mais saudável em 2025

Especialista recomenda treinos e hábitos saudáveis mais adequados para cada faixa etária acrescentar no seu Projeto Verão 2025

Veja que treinos e hábitos adotar no Projeto Verão 2025 - Shutterstock

Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas começam a planejar férias na praia ou em locais com piscina e, com isso, vem o Projeto Verão. Os temas sobre bem-estar e corpo ficam em alta e muita gente começa a prestar mais atenção na alimentação e na rotina de exercícios físicos.

Porém, o tal do Projeto Verão não deve ser apenas sobre estética, mas sim sobre saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma parte significativa da população brasileira está acima do peso. Em 2020, cerca de 60% dos adultos eram considerados com sobrepeso e 25% eram obesos. E isso pode trazer uma série de complicações para a saúde.

Por isso, é interessante mesmo fazer exercícios físicos e ter hábitos saudáveis, não apenas nesse período como sempre. Mônica Marques, Diretora Técnica da Cia Athletica, indicou alguns treinos que podem trazer melhorias para o corpo até o verão de 2025 e qual tipo de exercício é melhor para cada idade.

Veja:

Treino cardio

Os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e bicicleta, são excelentes para perder gordura corporal. Eles elevam a frequência cardíaca e a respiração, o que estimula o metabolismo e a queima de calorias.

Treino HIIT

O treinamento intervalado de alta intensidade, ou High-Intensity Interval Training (HIIT) em inglês, é uma ótima opção para queimar gordura de forma rápida e eficiente. Afinal, esse tipo de modalidade de treino alterna períodos curtos de atividade intensa com intervalos de recuperação.

Os exercícios realizados demandam um gasto energético maior, o que significa que você queima mais calorias em menos tempo. Além disso, o aumento do metabolismo pode durar horas após a sessão de treino HIIT, por causa do efeito do excesso de consumo de oxigênio após o exercício.

Musculação

A clássica musculação, seja com pesos livres ou aparelhos de academia, é ideal para preservar ou aumentar a massa muscular enquanto emagrece. Afinal, muitas vezes quem começa a emagrecer acaba sem querer perdendo músculo junto, o que inclusive diminui a taxa metabólica basal, reduzindo a perda de peso após um tempo.

Esportes por idade: o que é recomendável e saudável para o Projeto Verão 2025?

Mônica Marques indica a seguir tempo e tipos de atividades por faixa etária. Confira:

  • 5 a 7 anos: crianças e adolescentes devem praticar 60 minutos de atividades aeróbicas, majoritariamente, moderadas ou intensas, ao longo da semana.
  • 18 a 64 anos: adultos precisam praticar atividade física aeróbica semanalmente. Moderada, de 150 a 300 minutos. Para benefícios adicionais, mais de 300 minutos. Intensa, de 75 a 150 minutos. Para benefícios adicionais, mais de 150 minutos. Também é recomendado a prática de musculação em, pelo menos, 2 dias na semana.
  • 65+: idosos devem realizar atividades aeróbicas semanalmente. Moderada, de 150 a 300 minutos. Para benefícios adicionais, mais de 300 minutos. Intensa, de 75 a 150 minutos. Para benefícios adicionais, mais de 150 minutos. Além disso, idosos também precisam realizar exercícios de fortalecimento muscular em 2 dias da semana ou mais. Outra recomendação é a realização de atividades de intensidade moderada que contribuam com o equilíbrio e a força em pelo menos 3 dias da semana.

Por fim, fora os exercícios, a especialista também recomenda hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, uma quantidade ideal de sono e hidratação.

Mais notícias como essa

Beleza

Saiba os impactos que a menopausa causa na pele e quais cuidados tomar nessa fase para mantê-la saudável

Estilo de Vida

Especialista em esoterismo esclarece se o Halloween realmente traz maus presságios e o que fazer para se proteger

Saúde

Especialistas dão dicas para cuidar dos olhos na hora de fazer uma maquiagem de Halloween linda e assustadora

Estilo de Vida

Especialista explica como os treinos de musculação coletivos são mais dinâmicos e podem ajudar quem não curte as academias tradicionais

Sair da versão mobile