No inverno, quem tem o costume de praticar corrida sempre acaba tendo um desafio a mais, não é mesmo? Afinal, ninguém tem a mesma disposição para correr ao ar livre quando as temperaturas abaixam. Contudo, continuar com a prática mesmo na estação pode ser bastante interessante, desde que isso seja feito da forma correta.
Afinal, a atividade física regular aumenta a resistência orgânica, prevenindo gripes, osteoporose e doenças cardíacas. A proteção fica ainda maior se você consumir, nesse período, alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, mamão papaia, brócolis, morango, kiwi. Vale também reforçar a ingestão de alimentos que contenham vitamina E (potente antioxidante que combate os efeitos dos radicais livres), como amêndoa, gema de ovo.
Mas como praticar a corrida no inverno de forma segura e não deixar o frio te desanimar? Veja a seguir 5 dicas do treinador Wanderlei Oliveira:
Proteja o seu corpo
Use roupas especiais nos dias frios e dê preferência para os tecidos de performance, como os tecidos inteligentes, que mantém a temperatura de seu corpo enquanto você corre e transpira, sem encharcar a camiseta.
A região de seu corpo que merece maior atenção é a do peito, por reunir vários órgãos vitais. Mantenha-o sempre protegido. Extremidades, como mãos e pés, também merecem atenção. Proteja-as com luvas e meias especiais.
Caso tenha pouca proteção na cabeça, use boné ou gorro térmico. Ao finalizar seu treino, troque a roupa molhada por roupas secas de imediato.
Evite a boca rachada
O clima do inverno pode causar ressecamento dos lábios. Assim, para continuar fazendo seus treinos de corrida na estação, é recomendável o uso de protetor labial, assim como continuar usando protetor solar mesmo no frio.
Não corra ensacado
Muita gente pensa que correr ensacado pode ser uma boa ideia, mas não é. Os plásticos junto ao corpo elevam demais a temperatura interna, aumentam a sudorese e predispõem à desidratação.
Não se esqueça da água fresca
Mesmo nos dias frios, se faz necessário a ingestão de água antes, durante e após aos exercícios. Mantenha o hábito de se hidratar a cada 30 minutos com 200 ml de água durante a sua corrida diária. Durante o dia, 3 litros de água serão suficientes.
Tente o indoor
Se o frio realmente estiver muito forte e atrapalhar a sua saída para correr, que tal optar pela esteira? Afinal, ela surgiu justamente para isso, em países nos quais fica muito frio em determinadas épocas do ano para correr do lado de fora.
