A prática do treino funcional é voltada a uma rotina de treinamento em forma de circuito, que trabalha com exercícios livres para deixar o corpo mais preparado para os afazeres do dia a dia. “Envolve treinar o corpo para realizar suas atividades desenvolvidas na vida diária, sendo o indivíduo um iniciante em atividade física, proveniente do sedentarismo, ou mesmo um praticante de esporte já com boa experiência e vivência de movimento”, destaca Marco Rodrigo Vieira Silva, gerente de ginástica da Cia. Athletica de Brasília.
Múltiplas funções
Segundo Alessandro Brufato, professor da Bio Ritmo Academia, os exercícios do treino funcional atuam tanto na melhora da performance de atletas quanto na prevenção de lesões e no emagrecimento. “Consistem em realizar tarefas que enfatizam o trabalho do corpo como um todo, executando movimentos de uma forma integrada e não isolada”, salienta. O treinamento funcional envolve força, agilidade, mobilidade, resistência, velocidade e equilíbrio, variando planos de movimento, utilizando diferentes grupos musculares, visando a qualidade do exercício e seguindo as necessidades individuais de cada praticante. “Tudo isso com foco em tornar o corpo mais inteligente para produzir movimentos precisos e eficientes”, explica Marco. A grande diferença do treinamento funcional com os treinos de musculação habituais é que não utiliza equipamentos ou implementos de treino, sua grande ferramenta é o próprio corpo. Porém, já existem acessórios especialmente desenvolvidos para aumentar a capacidade de adaptação dos praticantes. Outro detalhe distinto é o movimento integrado, em que são ativados vários grupos musculares ao mesmo tempo, em vez de isolar uma única musculatura em certos movimentos, como é feito na musculação.
SAIBA MAIS
Os benefícios da ginástica funcional
Prancha: pratique o exercício que torneia o corpo!
5 mitos e verdades sobre exercícios físicos
Anime-se para o treino funcional
O treino funcional pode ser executado em qualquer espaço, desde praias, academias e até mesmo no quintal de casa. Os exercícios que auxiliam no emagrecimento são chamados de tarefas de coordenação e agilidade. São feitos em forma de circuitos, contendo movimentos naturais de deslocamentos laterais ou corridas em direções variadas e exercícios de estabilização para fortalecimento do “Core” (núcleo do corpo que corresponde à região de tronco e quadril em seus músculos mais profundos). Para isso, são utilizadas as pranchas abdominais, movimentos de fortalecimento das musculaturas da parte de baixo do tronco, e agachamentos diversos. As rotinas geralmente podem ser executadas por tempo em séries de 1 minuto. Os profissionais salientam a importância da orientação de um personal trainer especializado para a realização das séries, para que sejam respeitados o tempo de execução e as repetições adequadas, corrigindo as posturas dos exercícios e orientando a melhor sequência para cada pessoa.
Queima mais calorias
Por causa da mobilização de vários músculos ao mesmo tempo com o movimento integrado de empurrar, puxar, agachar, girar e lançar, o gasto calórico é acentuado e, dependendo do nível de sobrecarga da sequência do circuito, pode chegar a até 650 calorias a cada 1 hora de prática. Para ter sucesso, é importante uma frequência de 2 a 3 vezes por semana e a progressão nos exercícios.
Consultoria: Alessandro Brufato, professor da Bio Ritmo Academia; Marco Rodrigo Vieira Silva, gerente de ginástica da Cia. Athletica de Brasília