Ter um bichinho de estimação exige atenção e conhecimento sobre as características de cada espécie, além de muito carinho e cuidados com o pet. Por isso, é importante pesquisar muito antes de comprar ou adotar um bichinho. Confira os pets mais comuns e saiba como cuidar de cada espécie.
Cachorro
Existem muitos tipos de cães e cada raça tem suas características. Uns são pequenos e ótimos para quem mora em apartamento, outros são maiores e ideais para quem tem mais espaço em casa. Se você está pensando em adotar um cachorro, também pode escolher entre os mais ou menos peludos.
Alguns cuidados necessários:
– Comprar a ração ideal para a raça do seu cão
– Levá-lo para passear todos os dias
– Ter brinquedinhos para ele se divertir
– Dar banho a cada 15 dias
– Levá-lo ao veterinário quando precisar
Gato
Assim como os cachorros, existem várias raças de gatos e cores diferentes de pelos. Esses felinos são calmos e você pode tê-los tanto em casa quanto no apartamento. Gatos não precisam ser levados para passear como os cachorros, mas devem fazer exercícios para aliviar o estresse e ficarem saudáveis. Por isso, brincar com seu gatinho vai fazê-lo gastar as energias e se divertir. Compre brinquedos e deixe comidinhas escondidas pela casa para ele encontrar, pois gatos gostam de desafios.
Cuidados com seu gato:
– Ele não precisa tomar banho, mas se estiver muito sujinho, use um shampoo especial para gatos
– Apesar de não precisar de banho, é importante escovar os pelos dele uma vez por semana
– Gatos podem tomar leite, mas é preciso alimentá-los com ração específica para eles
Pássaro
Algumas espécies são comuns entre os pets domésticos, como a Calopsita, o Periquito e o Canário. Para ter um passarinho em casa, é preciso ter uma gaiola, mas você não precisa deixá-lo preso. Só tome cuidado para que ele não fuja! Dentro da gaiola, é importante ter água, alimento e um poleiro para dormir.
O que eles comem:
Aves domésticas comem ração, mas também gostam de frutas, legumes, verduras e sementes.
Coelho
É um animal doméstico que precisa de cuidados, como cachorros e gatos. Da família dos mamíferos, ele se alimenta de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos. Um coelho bem cuidado pode viver de 5 a 10 anos.
Existem coelhos nas cores branco, preto, malhado, amarelado e acastanhado, dependendo da raça. Eles gostam de ficar em gaiolas, mas precisam sair para passear pela casa. O ideal é fechar um cômodo e soltar o animal para que ele brinque.
O que é preciso para ter um coelho:
– Uma cama feita de palha, feno e papel picado
– Caixa de areia
– Tigela para ração
– Garrafinha ou tigela para água
– Uma gaiola para transportá-lo ao veterinário
O que ele come:
Grama, feno verde, brócolis, couve, repolho, folhas de beterraba, de cenoura, entre outros. Ração também pode ser incluída no cardápio, mas deve ser oferecida com moderação, já que ele pode engordar muito.
Peixe
É o animal de estimação ideal para quem prefere um pet quieto e que não faz muita sujeira. Os principais cuidados com os peixes domésticos são a alimentação e o aquário, que devem ser ideais para cada espécie. Eles devem ingerir apenas ração adequada e o aquário deve ser montado de acordo com o tamanho do animal e a quantidade de peixes que serão criados.
Os aquários pequenos não precisam de filtro, mas devem ter a água trocada uma vez por semana. Já os aquários maiores precisam de filtro, luz e até aquecedores. Nesses, a água pode ser trocada a cada 15 dias. É preciso se informar no pet shop sobre as características de cada espécie para que os cuidados ideais sejam tomados com o peixe de estimação.
Texto: Mariana Kohlrausch/ Júlia Prado