Manter uma alimentação saudável não é algo impossível, no entanto, há algumas situações no dia a dia, como comer fora de casa, que podem levar a deslizes. A oferta de pratos ricos em gordura é uma tentação para sair do cardápio equilibrado, mas fazendo as escolhas certas é possível ser saudável mesmo comendo em restaurantes. “Os estabelecimentos a quilo estão por toda parte oferecendo grande variedade de comidas, inclusive saladas e alimentos de origem integral”, destaca a nutricionista Vanessa Minossi.
Ao seu gosto
Os chamados self service são uma ótima opção para fazer as refeições na rua, sem pôr em risco a dieta equilibrada, já que é possível controlar o que e quanto se leva ao prato. Além disso, os famosos “PF”, isto é, os pratos feitos, também costumam oferecer opções equilibradas como o tradicional arroz e feijão, além de salada e algum tipo de carne. Se preferir um prato a la carte, procure não fugir da combinação salada, carne e carboidratos (massas ou grãos).
Dicas para manter a alimentação saudável
Algumas atitudes são importantes no dia a dia de quem se alimenta fora de casa:
*Se estiver em um restaurante por quilo, percorra a bancada de alimentos antes de montar seu prato. Assim, você planeja melhor como montar sua refeição.
*Trocar de restaurante de vez em quando é bom para ter a opção de novos pratos com diversos nutrientes.
*Não monte sempre o mesmo prato, pois pode deixar de lado algum nutriente importante. Varie o tipo de carne e de grãos, por exemplo.
*Reserve, pelo menos, uma hora para a refeição. Além de poder mastigar e saborear os alimentos com calma, o que reflete em mais saciedade, você ainda pode escolher o que levar ao prato sem pressa.
*Não se deixe influenciar pelos colegas na hora da escolha da refeição. Tenha em mente o quanto deve consumir para equilibrar seu cardápio e não desviar do seu plano alimentar.
Algo para beber, senhor?
Outra tentação ao comer fora de casa é a geladeira cheia de opções de bebidas. Geralmente, a maioria é refrigerantes e sucos industrializados que, mesmo não sendo frequentes nas refeições domésticas, acabam chamando atenção. Se a vontade for muito grande, pegue uma garrafinha ou copo de água, que vai ajudar a enganar o desejo e não contém nutrientes prejudiciais como as bebidas ricas em açúcares e conservantes.
Texto Natália Negretti
Consultoria Vanessa Minossi, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
- 4 opções de alimentos veganos para consumir na praia
- 3 alimentos saudáveis que ajudam a regular o intestino
- Descubra os melhores e os piores sucos dos mercados