Alguns problemas digestivos interferem – e muito – no desempenho intestinal. Conheça-os e saiba como evitá-los:
Diverticulite
A doença é caracterizada por uma inflamação na região do intestino grosso ocasionada pela formação de pequenas bolsas (divertículos) que podem infeccionar com o acúmulo de fezes endurecidas. Os principais sintomas são dores abdominais, mudança na frequência de evacuação, gases, febre e ardência ao urinar. A obesidade e o baixo consumo de fibras são fatores relacionados à doença, ou seja, uma dieta balanceada pode ajudar na prevenção e na melhora do quadro.
Síndrome do Intestino Irritável (SII)
É uma desordem no intestino que tem como sintomas tanto prisão de ventre como diarreia. As causas diferem em cada caso, porém alguns pacientes têm mais sensibilidade a certos alimentos e ao estresse. Para verificar se apresenta a doença, é preciso realizar exame clínico com base no histórico médico e o tratamento se dá através de medicamentos e orientação alimentar.
Alergia ao glúten e intolerância à lactose
Essas doenças atingem o intestino, uma vez que não consegue processar devidamente os alimentos por causas distintas. No caso do glúten, os portadores da doença celíaca – de origem autoimune – sofrem com a inflamação crônica da mucosa do intestino delgado ao consumir a proteína. Isso provoca má absorção dos nutrientes, além de inchaço e dor na barriga, diarreia crônica, prisão de ventre, entre outros.
Já o leite possui lactose, um tipo de açúcar que precisa de uma enzima (lactase) para ser digerida. Quando isso não acontece, a lactose é conduzida ao intestino, onde é fermentada por bactérias, causando gases, náuseas, desconforto abdominal, indigestão e diarreia. Quem possui essas restrições deve procurar acompanhamento nutricional.
Leita também:
Glúten: como combater problemas causados por essa proteína?
Síndrome do intestino irritável
9 tipos de arroz para você preparar e incrementar o seu prato!