Connect with us

O que você está procurando?

Conheça cinco passos que ajudam as pessoas a manter a saúde do cérebro e a reduzir os riscos de se desenvolver o Alzheimer e outras formas de demência
- Foto: iStock e Getty Images

5 maneiras simples de evitar a demência

Conheça cinco passos que ajudam as pessoas a manter a saúde do cérebro e a reduzir os riscos de se desenvolver o Alzheimer e outras formas de demência

A ONG britânica, Age UK, fez uma revisão de estudos acadêmicos e encontrou cinco passos que ajudam as pessoas a manter a saúde do cérebro e a reduzir os riscos de se desenvolver o Alzheimer e outras formas de demência. Segundo a organização, cerca de 76% das mudanças nas habilidades cerebrais estão associadas aos fatores ambientais, como o estilo de vida e o nível educacional. Além disso, estes passos para manter o cérebro saudável também são bons para o coração e para a saúde em geral. Confira quais são!

 

mulher-exercicio-corda-prevencao-demencia

Foto: iStock.com/Getty Images

 

1. Movimente-se

O sedentarismo pode afetar processos essenciais do cérebro como o de atenção, percepção, memória e imaginação, ou seja, do seu rendimento cognitivo. “O exercício físico é neuroprotetor e previne a morte de neurônios, o que é fundamental para se manter uma reserva cognitiva adequada até a terceira idade”, explica o neurologista André Felício. Portanto, práticas regulares de exercícios, além de atividades sociais que envolvam debates, leitura, jogos, manutenção do bom humor e controle de emoções, são indicadas para ajudar na prevenção desses tipos de doenças. “Todas essas práticas ajudam o cérebro a sempre formar novas sinapses, que significam ligações entre as células nervosas”, acrescenta a neurologista Sonia Brucki.

2. Prato saudável

Consumir boas taxas de ômega-3 e vitamina E – substâncias que podem ser encontradas em peixes, verduras verde-escuras, sementes e frutas – pode auxiliar na prevenção do Alzheimer e de outras causas de demência. “Uma das armas poderosas nessa prevenção é a nutrição. Cada vez mais estudos demonstram que existem alimentos que favorecem o desenvolvimento da doença e outros que possuem grande fator protetor”, destaca Lia Kubelka Back, doutora em Biologia Celular e do Desenvolvimento. Por isso, o cardápio deve ser sempre balanceado.
homem-maos-segurando-cigarro-quebrado

Foto: iStock.com/Getty Images

3. Longe do cigarro

O fato de que o hábito de fumar faz mal à saúde não é novidade. Por conta da fumaça, o tabagismo pode causar danos nas artérias do cérebro, além de aumentar a pressão arterial, diminuir a capacidade de realizar exercícios físicos e favorecer a formação de coágulos sanguíneos – tornando-se fator de risco também para doenças cardíacas. O risco aumenta ainda mais no caso de mulheres fumantes e que fazem uso de anticoncepcional.

4. Álcool só com moderação

Assim como o cigarro, o excesso de álcool no organismo pode causar diversos problemas. Porém, não é necessário retirá-lo por completo do cardápio. Quando consumido com moderação ele pode trazer alguns benefícios para o corpo. Um gole de vinho ou um copo de suco de uva têm poder antioxidante. “Eles protegem as células cerebrais do efeito tóxico dos radicais livres e da formação de placa beta-amilóide devido ao seu alto teor de dois antioxidantes, antocianina e resveratrol”, explica Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular. A placa beta-amiloide é uma proteína encontrada em excesso no cérebro de indivíduos com Alzheimer.
medica-prancheta-doencas-prevencao-exame-demencia

Foto: iStock e Getty Images

5. De olho em outras doenças

Hipertensão arterial, diabetes, alterações de colesterol e obesidade são fatores de risco para doenças cardiovasculares e devem ser levados em consideração quando o assunto é a prevenção de demência. Quando a saúde geral não vai bem, fica mais difícil prevenir as doenças. Segundo estatísticas do Hospital Albert Einstein, pessoas com pressão alta têm de quatro a seis vezes mais chances de sofrerem um derrame. Ao longo do tempo, o quadro de hipertensão leva à aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nas artérias) e ao enrijecimento das mesmas, o que pode causar o bloqueio ou obstrução de vasos sanguíneos e também ao enfraquecimento das paredes das artérias, provocando a ruptura.
Texto Redação Alto Astral
Consultoria André Felício e Sonia Brucki, neurologistas; Lia Kubelka Back, doutora em Biologia Celular e do Desenvolvimento; Tamara Mazracki, nutróloga e médico ortomolecular
LEIA TAMBÉM:
Advertisement

Estilo de vida

Conseguir ter uma boa noite de sono é fundamental para começar o dia relaxado, com bastante disposição e cheio de saúde. Entenda mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Se você sofre com algum problema estomacal, saiba que uma alternativa natural e saudável para esse problema são os diferentes tipos de chá. Experimente!

Estilo de vida

Mesmo com os sentimentos de culpa, associados ao estado pessimista, há uma luz no fim do túnel no combate à depressão. Saiba mais!

Estilo de vida

A seguir, você descobre os principais alimentos os seus nutrientes que vão te ajudar a manter a saúde do cérebro totalmente em dia!

Estilo de vida

Descrita pela primeira vez pelos gregos, a depressão não é necessariamente de todo mal: ela pode ser um sinal enviado pelo corpo de que algo não está certo

Estilo de vida

Artrose é o desgaste da cartilagem que nutre os ossos. Obesidade, fatores genéticos e idade são alguns dos fatores que causam o problema

Estilo de vida

Pode ser que muita gente se preocupe com a gordura localizada por questões de beleza, mas existem motivos reais para se preocuparem com ela. Confira!

Estilo de vida

Saiba como preparar a ração humana e conheça os benefícios desse pozinho rico em fibras que controla os níveis de açúcar e protege contra o colesterol alto