Tosse, espirro, coriza… E lá vem o diagnóstico popular: “é gripe”! Mas, em grande parte dos casos, os sintomas iniciais podem indicar apenas um resfriado. “Apenas”, porque esse último provoca sintomas mais leves e a gripe, em algumas situações, pode até matar. Uma doença não é o agravamento de outra e cada uma tem suas particularidades. Aprenda quais sãs as principais diferenças das gripes e resfriados e saiba como diagnosticá-las!
Organismo fortalecido
É difícil prevenir tanto a gripe quanto o resfriado, já que estamos em contato com vírus e bactérias o tempo todo. Mas é possível adotar hábitos que mantenham o sistema imunológico preparado para combater as infecções. “Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e hidratar-se adequadamente permite que a resposta imunológica seja adequada e não haja complicações”, destaca a clínica geral Juliana Morgado.
A hidratação é ainda mais importante quando a gripe ou o resfriado já está instalado, pois a água facilita a eliminação das secreções. Melhor do que consumir alimentos específicos para o combate desses problemas é manter um cardápio balanceado. Muitos pais costumam suplementar a dieta das crianças com vitamina C, porém não se deve esquecer dos outros nutrientes. “A vitamina C entra nesse contexto porque é antioxidante e melhora a resposta imunológica. Mas tudo o que é ingerido em excesso é expelido pela urina. É mais importante ter uma fonte de vitamina C todos os dias do que consumir grande quantidade em alguns”, salienta Juliana.
Tratamento certo
Não existem remédios capazes de curar a gripe. O tratamento é seguido apenas para amenizar os sintomas. “A gripe é uma doença que tem um curso habitual, um tempo de duração que geralmente é o mesmo, mas não há um tratamento específico porque, de uma forma geral, o organismo tem a condição de controlar a infecção sem nenhuma droga”, informa Juliana. O ideal é procurar um médico quando os sintomas aparecerem e iniciar o tratamento sem erros. O uso de antibióticos, por exemplo, não é eficaz quando se trata de gripe. Se houver suspeita de dengue, que pode apresentar sintomas semelhantes ao da gripe, é contraindicado o uso de ácido acetilsalicílico, que favorece hemorragias.
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Barros Franco e Oliver Augusto Nascimento, pneumologistas; Juliana Morgado, clínica geral
LEIA TAMBÉM:
- Vida sem glúten: veja em quais casos a substância deve ser excluída
- Adoçantes artificiais: descubra quais são os principais tipos
- Exercícios físicos e diabetes: qual a relação entre eles?