Connect with us

O que você está procurando?

Um estudo recente descobriu a existência de um gene responsável por manter o diabetes longe da embrião durante a gravidez. Confira!
- Foto Istock.com/Getty images

Sabia que existe um gene que protege o embrião do diabetes?

Um estudo recente descobriu a existência de um gene responsável por manter o diabetes longe da embrião durante a gravidez. Confira!

Pesquisa realizada pelo Instituto de Investigações Biomédicas Alberto Sols (CSIC-Universidade Autônoma de Madri) descobriu um gene, o Alx3 presente nos embriões durante o desenvolvimento intrauterino que protege o feto das más-formações causadas pelo diabetes da mãe. De acordo com o diretor do estudo Mario Vallejo, o diabetes materno durante a gestação representa um risco “muito grande” para a aparição de más-formações no desenvolvimento embrionário e fetal.

Mulher, grávida, exame de diabetes

O diabetes durante a gestação pode causar má-formação no feto. Foto Istock.com/Getty images

A glicose no sangue da mãe faz com que os radicais livres sejam produzidos em excesso nas células do embrião, o que consequentemente causa morte celular. Utilizando um modelo de diabetes materno em ratos, os pesquisadores descobriram que ao detectar quantidades de glicose alta no sangue da mãe, a Alx3 se ativa nas células embrionárias durante o desenvolvimento intrauterino.

O gene Alx3 pode ajudar na prevenção do diabetes no embrião

O gene Alx3 pode ajudar na prevenção do diabetes no embrião Foto Shutterstock.com

Com isso, segundo Vallejo, se inicia a síntese de uma proteína reguladora codificada por este gene, cujo papel é estimular a atividade de um conjunto de genes diferentes, responsáveis pela produção de enzimas que eliminam os radicais livres. Os pesquisadores demonstraram que o Alx3 é uma peça fundamental para a defesa das células embrionárias contra o prejuízo produzido pelo estresse oxidativo gerado pela hiperglicemia de origem materna.

 DIABETES GESTACIONAL: UM CASO DIFERENTE

Não confunda: o diabetes que surge na gestação é um caso diferente de quando a mulher já era diabética ao engravidar. “Diabetes gestacional é uma situação em que o aumento do açúcar no sangue aparece ou é diagnosticado pela primeira vez na gravidez, podendo persistir ou não após o parto. Ocorre em aproximadamente 7% das gestantes”, explica a endocrinologista Carolina Alves Cabizuca. Para detectar o problema, é necessário medir a glicemia em jejum logo na primeira consulta pré-natal. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento se inicia com orientação alimentar, que permita ganho de peso adequado.
Leia também:
Advertisement

Estilo de vida

Alguns alimentos têm o poder de eliminar o excesso de água presente no corpo. Confira agora o poder anti-inchaço do gengibre e aposte nessa raiz!

Estilo de vida

De crianças a idosos, a dor de cabeça afeta um grande número de pessoas, e pode ter diferentes causas. O ideal é investigar e tratar

Estilo de vida

Sabia que é possível fazer uso das plantas para criar órgãos? Um estudo recente vem mostrando essa possibilidade com o espinafre. Entenda mais sobre isso!

Estilo de vida

Você sabia que pode emagrecer sem precisar fazer dietas absurdas? Veja um pouco mais sobre a dieta cetogênica, que tem conquistado muitos atletas

Estilo de vida

O cérebro é formado por tecidos nervosos que, assim como aqueles que percorrem nossos corpos, devem ser exercitados para se manterem saudáveis.

Estilo de vida

Segundo estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o consumo de cafeína ajuda na memória, em especial na de longo prazo

Estilo de vida

O Dia Mundial da Saúde visa conscientizar as pessoas sobre diversos assuntos. O tema de 2017 é a depressão, doença que causa prejuízos para o paciente.

Estilo de vida

Você sabia que dormir muito nem sempre é sinal de preguiça? A doença pode estar associada a medicamentos, alimentos e doenças como a narcolepsia