Connect with us

O que você está procurando?

Quando o problema é estufamento e inchaço, o gengibre entra no ringue para defender o bem-estar e o processo digestivo! Confira dicas de especialistas
- gengibre

Combata o inchaço com a ajuda do gengibre!

Quando o problema é estufamento e inchaço, o gengibre entra no ringue para defender o bem-estar e o processo digestivo! Confira dicas de especialistas

Excesso de sal, falta de líquidos e repetidas refeições que não favorecem a digestão são importantes fatores para causar a famosa sensação de inchaço e estufamento abdominal ou problemas gastrointestinais e cardiovasculares. Seja qual for a causa, uma barriga estufada e pele rígida não fazem bem a ninguém.

O desconforto, no entanto, pode ser amenizado (ou até mesmo contido) com escolhas alimentares mais saudáveis para o dia a dia – caso da raiz que dá nome à revista! “Uma boa dica é misturar o gengibre aos alimentos que propiciam a formação de gases para prevenir a sensação de incômodo. Além disso, o gengibre também tem efeito diurético, o que faz com que o inchaço diminua”, declara a cirurgiã plástica, Elódia Avila.

gengibre

O gengibre emagrece, pois tem propriedades termogênicas poderosas! FOTO: Shutterstock

Retenção hídrica

É comum em pessoas que têm o hábito de salgar demais a comida ou consumir em excesso produtos industrializados e ricos em sódio. O edema, palavra usada para sugerir o aumento de uma determinada região por líquidos, é mais notado nas extremidades, ou seja, braços e pernas. Problemas mais graves também podem levar a essa quadro, como algum distúrbio renal ou insuficiência cardíaca. Grávidas também podem notar esse acúmulo de água.

Formação de gases e prisão de ventre

O intestino é um órgão complexo e pode ser comparado ao cérebro, em grau de importância no corpo. Além disso, esse tubo digestivo tem uma conexão importante com o manda-chuva da cabeça. Ou seja, qualquer alteração emocional pode influenciar na saúde gastrointestinal e até mesmo o contrário! Mas tem uma notícia boa! Basta não exagerar no consumo de alimentos que favorecem a formação de gases como feijão, massas brancas e verduras como brócolis e repolho, além de batata-frita e bebidas alcoólicas.

Outra forma de contribuir com o trânsito intestinal é rechear a refeição com fibras, principalmente as solúveis (como as encontradas em frutas e aveia), que favorecem a formação do bolo fecal sem estimular o acúmulo de gases. Já em caso de alergia alimentar, é recomendada ajuda especializada para evitar o consumo do alimento em questão e substituí-lo de forma adequada.

Mulher com top branco e mãos na barriga

Beber bastante água é essencial para combater o inchaço. Foto: Shutterstock Images

Rei dos ringues!

Ao tocar nesse assunto, não tem como deixar o gengibre de fora. “Ele é eficaz na prevenção das náuseas e atua na digestão, na flatulência e como relaxante em cólicas. Também reduz a formação de coágulos sanguíneos, melhorando a circulação e evitando doenças cardiovasculares”, destaca a nutricionista Maiara Fidalgo. Com isso, a diurese (produção de urina) também é favorecida.

Mas nada de exagerar, pois em grandes quantidades o gengibre pode causar queimação gástrica e até mesmo diarreia “O recomendado é consumir a quantidade equivalente a até duas colheres (chá) diariamente, se estiver ralado, mas há pessoas que toleram menos. Tem que se respeitar as características individuais”, ressalta Elódia. Se você está grávida, converse com o seu médico sobre a ingestão.

Consultoria: Maiara Fidalgo – nutricionista da Fluyr Saudável — Clínica de Combate à Dor e ao Estresse; Elódia Avila, cirurgiã plástica; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

Texto: Jéssica Frabetti 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Um estudo recente descobriu a existência de um gene responsável por manter o diabetes longe da embrião durante a gravidez. Confira!

Estilo de vida

Alguns alimentos têm o poder de eliminar o excesso de água presente no corpo. Confira agora o poder anti-inchaço do gengibre e aposte nessa raiz!

Estilo de vida

De crianças a idosos, a dor de cabeça afeta um grande número de pessoas, e pode ter diferentes causas. O ideal é investigar e tratar

Estilo de vida

Sabia que é possível fazer uso das plantas para criar órgãos? Um estudo recente vem mostrando essa possibilidade com o espinafre. Entenda mais sobre isso!

Estilo de vida

Você sabia que pode emagrecer sem precisar fazer dietas absurdas? Veja um pouco mais sobre a dieta cetogênica, que tem conquistado muitos atletas

Estilo de vida

O cérebro é formado por tecidos nervosos que, assim como aqueles que percorrem nossos corpos, devem ser exercitados para se manterem saudáveis.

Estilo de vida

Segundo estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o consumo de cafeína ajuda na memória, em especial na de longo prazo

Estilo de vida

O Dia Mundial da Saúde visa conscientizar as pessoas sobre diversos assuntos. O tema de 2017 é a depressão, doença que causa prejuízos para o paciente.