Você já se perguntou por que as pessoas tímidas (com excesso de timidez mesmo!) ficam com as bochechas coradas em situações sociais como falar em público ou participar de alguma entrevista?
De acordo com o neurologista Custódio Michailowsky, isso acontece porque “há a liberação intensa de adrenalina no sangue, o que ativa o sistema simpático e provoca a dilatação dos vasos sanguíneos localizados no tecido subcutâneo da face, causando o rubor”.
Às vezes, essa vermelhidão vem associada à sudorese intensa da face, extremidades (como pés e mãos) e axilas – a famosa “pizza” embaixo dos braços. Ou seja, nesses momentos, precisamos encarar a timidez e deixá-la bem longe de nós, para evitar esses desconfortos. A seguir, selecionamos 8 dicas para dar uma força nessa batalha.
8 dicas para superar a timidez!
1 – Escolha algum horário do dia e puxe conversa com um conhecido para falar algo do seu interesse;
2 – Faça esportes em grupo para trabalhar a relação interpessoal;
3 – Não se cobre tanto, permita-se errar e acertar de forma natural;
4 – Não se preocupe demais com os julgamentos dos outros, “pois já partimos do princípio que não agradamos a todos”, afirma a psicanalista;
5 – Seja mais otimista;
6 – Aceite elogios;
7 – Acredite em si mesmo;
8 – Melhore sua autoimagem com roupas e cortes de cabelo que lhe agradem.
Leia também:
10 dicas para melhorar a concentração
4 passos para desenvolver a empatia
Texto e entrevistas: Érica Aguiar – Edição: Victor Santos
Consultorias: Andreia Rego, psicanalista e coach de desenvolvimento humano; Cristiane Alves Lorga, psicóloga e especialista em intervenção familiar do Instituto Terapia Sistêmica (ITS) de São José do Rio Preto (SP); Custódio Michailowsky, neurologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho em São Paulo (SP).