As vantagens das pessoas que têm muita timidez são inúmeras. Acredite se quiser: uma pessoa tímida, por exemplo, pode se tornar um bom líder. Levando em conta sua experiência como coach, a psicanalista Andreia Rego afirma que existem estilos de liderança e cargos que exigem estes determinados perfis.
“Com consultoria adequada de estilo do líder e perfil do cargo, é viável colocar a pessoa certa dentro da vaga mais ligada ao seu fator comportamental. Com isso, o líder consegue atuar em cima dos seus pontos fortes e talento, com naturalidade, colaborando com o resultado esperado pela organização”, explica.
Timidez que gera lucros
Andreia cita as pesquisas feitas, em 2013, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, que afirmam que pessoas silenciosas estudam mais, graduam-se mais na faculdade, são melhor controladas financeiramente, têm uma renda maior, possuem menos chances de ficarem desempregadas e são mais discretas.
“Outros fatores vantajosos são: pessoas mais observadoras, boas ouvintes e melhor concentradas no que fazem. Com tudo isso, não quer dizer, por outro lado, que os extrovertidos também não tenham essas vantagens e diversas outras. Tudo é questão de saber aproveitar o que existe de melhor dentro dessas qualidades”, finaliza a psicanalista.
Leia também:
Saiba como encontrar motivação para vencer desafios
10 dicas para desenvolver sua paciência
Texto e entrevistas: Érica Aguiar – Edição: Victor Santos
Consultorias: Andreia Rego, psicanalista e coach de desenvolvimento humano; Cristiane Alves Lorga, psicóloga e especialista em intervenção familiar do Instituto Terapia Sistêmica (ITS) de São José do Rio Preto (SP); Custódio Michailowsky, neurologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho em São Paulo (SP).