Connect with us

O que você está procurando?

A depressão é uma doença grave e vem mostrando números cada vez mais alarmantes em relação ao seu desenvolvimento na sociedade
- FOTO: Shutterstock.com

Depressão é um transtorno mais complexo do que a tristeza

A depressão é uma doença grave e vem mostrando números cada vez mais alarmantes em relação ao seu desenvolvimento na sociedade

O transtorno mental que mais incapacita pessoas no mundo — atualmente, esta é a melhor definição para a depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No começo do século, a previsão da agência era que até 2020 se tornasse a segunda maior causa de incapacidade, mas a doença atingiu essa constatação muito antes que o esperado.

Depressão é um transtorno mais complexo do que a tristeza

FOTO: Shutterstock.com

A avaliação mais recente da OMS é que os distúrbios depressivos atingem mais de 350 milhões de pessoas de todas as idades ao redor do mundo. Esse é com certeza um transtorno mais complexo do que um sentimento de tristeza.

O que é?

Classificada como um transtorno mental na quinta e mais recente edição do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM-5, sigla em inglês), um dos principais guias psiquiátricos, a depressão abrange, segundo a professora de psicologia Glaucia Guerra Benute, diferentes fatores em seu desenvolvimento, como aspectos biológicos, ambientais e sociais. “Pode estar acompanhada de alterações somáticas (sintomas psicológicos que refletem em sinais físicos) e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento físico, cognitivo e emocional do indivíduo”, completa a profissional.

Os traços da doença têm origem no cérebro uma vez que “ela está ligada a um desequilíbrio químico no órgão, acarretando uma baixa quantidade nos neurotransmissores serotonina e noradrenalina, substâncias ligadas a regulação do humor, estresse e ansiedade”, como explica a psicóloga Márcia Mathias.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Glaucia Guerra Benute, coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo (SP); Marcia Mathias, psicóloga, sexóloga, psicopedagoga, hipnoterapeuta clínica, coach, presidente da Ahierj (Associação de Hipnose do Estado do Rio de Janeiro) e vice-presidente da ASBH (Sociedade Brasileira de Hipnose).

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador — Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Notícias

O Ministério Público entendeu que o município de Canindé de São Francisco foi impune na sinalização do local onde Domingos Montagner morreu

Notícias

Chegou a hora de se preparar para a Black Friday e seu festival de descontos! Conheça as 10 empresas que foram fontes de reclamações em 2015 durante a data

Estilo de vida

Além dos inibidores naturais de apetite, confira outras dicas de hábitos diários que podem ajudar você a perder peso com saúde!

Estilo de vida

Nosso coração requer atenção e cuidado, sendo necessário cuidados diários. Faça o teste e descubra se seus hábitos são sadios.

Estilo de vida

Você não precisa sofrer na dieta, excluindo de vez os doces e as sobremesas. Confira dicas de como fazer dieta sem deixar de comer doce!

Estilo de vida

Embora muitas pessoas optem pelas dietas restritivas para perder peso, a saúde pode ficar comprometida, favorecendo doenças e colocando o bem-estar em risco

Estilo de vida

O sistema cardiovascular tem no alho um grande aliado. No entanto, os benefícios do alimento ao organismo vão muito além disso! Confira!

Estilo de vida

Os alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas e açúcares, são muito prejudiciais à saúde do cérebro. Invista em produtos saudáveis!