Um novo desdobramento no caso da morte do ator Domingos Montagner: o secretário de Turismo de Canindé de São Francisco foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MP) de Sergipe.
No começo deste mês, novembro, foi divulgado o inquérito que comprova a morte por afogamento nas águas do Rio São Francisco. O problema é que no local não havia nenhum aviso sobre o perigo da correnteza ou profundidade, indicando que não era próprio para banho, nem a presença de salva-vidas.
José Dimas dos Santos Roque, o secretário, poderá responder a um processo criminal por homicídio culposo, com detenção de até três anos. A denúncia foi assinada pelo promotor Emerson Oliveira Andrade indicando conduta delituosa exposta por parte do município e, assim como o processo, devem ser analisados pela Justiça em até 30 dias. As informações são da Globo.com.
O inquérito: “ocorreu um afogamento”
No dia 8.11, foi divulgado o inquérito sobre a morte do ator Domingos Montagner. Ele morreu dia 15 de setembro, aos 54 anos, após ser arrastado pela correnteza do Rio São Francisco, em Canindé de São Francisco, durante a maratona de gravações da reta final da novela global “Velho Chico”, em que era protagonista.
Segundo o jornal O Globo, 14 pessoas foram ouvidas no processo, inclusive a atriz Camila Pitanga, que estava com Domingos no momento do acidente.
O delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Veira disse à imprensa: “os depoimentos de testemunhas e os laudos apresentados mostram que ocorreu um afogamento e nada diferente disso”. Ele também chegou a explicar que ninguém foi indiciado pela polícia e que todo o material sobre a conclusão do laudo foi enviado ao Ministério Público Estadual (MPE).
Falta de sinalização no local ainda é um problema
Mesmo depois do acidente, pouquíssimas medidas de segurança foram tomadas e a falta de sinalização leva um perigo iminente aos banhistas.
De acordo com o laudo da necropsia realizada pelo IML (Instituto Médico Legal) de Aracaju-SE, divulgado às um dia depois do acidente (16.9), a causa da morte do ator Domingos Montagner foi asfixia mecânica causada por afogamento.
Relembre o caso
O ator Domingos Montagner, protagonista da novela “Velho Chico’‘, faleceu na tarde de quinta (15.09), enquanto nadava no Rio São Francisco com a colega de trabalho e também atriz Camila Pitanga durante uma pausa das gravações da novela na região.
Ao notar que uma forte correnteza se aproximava, Camila avisou o amigo e ambos tentaram voltar para as pedras, mas Domingos não conseguiu e acabou se afogando.
O corpo do ator foi encontrado cerca de quatro horas depois do acidente, por mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Sergipe, e estava a 18 metros de profundidade, com cerca de 50 metros de distância de onde Domingos mergulhou.
Domingos estava gravando as últimas cenas de “Velho Chico” e deveria retornar ao Rio de Janeiro no domingo (18.09) para encontrar sua esposa e três filhos.
LEIA TAMBÉM
- Relembre a carreira de Domingos Montagner em 10 imagens
- Reações da Internet a morte do ator Domingos Montagner
- Domingos Montagner é encontrado morto; relembre sucessos do ator
- 6 atores que faleceram durante a gravação de novelas