Engana-se quem pensa que proibir qualquer tipo de doce pode ajudar a dieta. Pelo contrário: as proibições tornam a dieta um fardo e mais difícil de ser seguida. Se a vontade de comer doces às vezes ataca, saiba que isso é uma resposta do seu corpo. Confira o que causa a gula por sobremesas e como lidar com ela:
Por que acontece?
“Normalmente, o que faz aumentar a vontade de comer doce é a ansiedade. Outro fator é o período pré-menstrual, que vem acompanhado de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais, tais como a compulsão por doces ou salgados e aumento ou redução do apetite”, explica Márcia Dal Medico, nutricionista. A gula por docinhos pode ser uma reação psicológica, funcionando como uma tentativa de encontrar na comida uma forma de conforto ou compensação. A reação também pode ser biológica para aumentar a taxa de serotonina no corpo, hormônio responsável pelo sentimento de bem-estar.
Solução
Algumas dicas podem ajudar a manter a dieta e controlar a compulsão pelas sobremesas super calóricas sem abrir mão de opções deliciosas.
- Frutas têm um alto teor de frutose e podem diminuir a ansiedade por doces. As secas dão maior saciedade.
- Mantenha uma alimentação balanceada e faça pequenas refeições a cada três horas.
- Não se prive dos doces, mas também não exagere. Coma sempre pequenas porções, como um brigadeiro, um pedaço de bolo simples pequeno e sem cobertura, biscoitos sem recheio…
- A gelatina é uma ótima opção para essa hora, pois é pouco calórica e saborosa. Se preferir, acrescente 1 colher (sopa) de creme de leite light.
- A melhor hora para os docinhos é depois do almoço, principalmente depois de ingerir proteínas. Como esse nutriente é digerido lentamente, a sobremesa não causará picos na taxa de açúcar do sangue, evitando que a fome volte rapidamente.
Leia também:
- Dietas de emergência: tudo o que você precisa saber antes de começar!
- Elimine até 5kg em 21 dias com a dieta livre de glúten e lactose!
- Dieta anti-infarto: receitas leves para prevenir o problema!