Com muitas cores, formas e tamanhos, a alface é uma hortaliça popular e benéfica ao organismo. Suas folhas são ricas em vitaminas A e C, potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio e ferro.
“É considerada calmante e sedativa, pois seu talo contém lactucina, um anestésico e sonífero natural”, conta a nutricionista Luana Vasconcelos.
A verdura ainda é diurética, cicatrizante, desintoxicante e facilitadora do trabalho intestinal e do emagrecimento. A seguir, confira suas principais variedades.
1. Mimosa
É um grupo de hortaliças obtido a partir do cruzamento de outras variedades de alface. Tem folhas naturalmente bem recortadas, sabor e textura suaves.
Por ter uma aparência agradável, é interessante para decorar pratos ou no preparo da salada das crianças.
2. Roxa
Com uma cor atraente, esse tipo de alface tem maior quantidade de antioxidantes (substâncias que combatem a ação dos radicais livres) identificados justamente por suas folhas arroxeadas. De sabor suave, seu talo ajuda a preparar um suco mais espesso.
3. Americana
Tem esse nome por ter sido desenvolvida nos Estados Unidos. A ponta de suas folhas é mais dura, com um miolo mais denso e crocante.
De cor verde-clara, seu pé pode chegar a até 1kg. Apreciada por sua textura característica, compõe uma tradicional receita de lanche com hambúrguer. Aliás, é usada nesse tipo de sanduíche, por suportar melhor as altas temperaturas.
4. Mimosa roxa
Foi nomeada assim pela cor vermelha-arroxeada de suas folhas. Embora o sabor não se diferencie das demais mimosas, atende ao crescente mercado das baby leafs, isto é, verduras colhidas ainda jovens.
O visual da hortaliça é um aliado na conquista do paladar dos pequenos.
5. Crespa
Como o próprio nome já diz, é conhecida por seu aspecto crespo, além de ter folhas soltas, largas e de cor verde-amarelada.
Saborosa e suculenta, tem textura crocante e é uma das mais populares na culinária brasileira.
6. Lisa
Acredita-se que, junto com a crespa, seja a variedade mais consumida desse tipo de hortaliça.
Com apenas 14 calorias a cada 100g, tem folhas soltas de textura macia, levemente ondulada. Seu sabor é suave, ideal para saladas.
7. Romana
Essa variedade possui folhas alongadas, verde-escuras, com textura crespa e mais resistentes que as do tipo lisa. É utilizada em receitas de saladas como a Caesar.
Saiba mais:
5 truques para montar a salada ideal para a dieta
Elemento surpresa da salada: o abacate!
Saladas: 5 motivos para incluí-las no seu cardápio!
Consultoria Luana Vasconcelos, nutricionista