A primeira das vantagens do legume para o coração está na capacidade de controlar os níveis de colesterol. “Ele é um tipo de gordura que se encontra ligado à proteínas, presente na corrente sanguínea. As proteínas mais importantes são LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade). Trata-se de uma composição de hormônios que atua na cicatrização e em reservas energéticas, formando uma camada gordurosa. É produzido pelo fígado, através da ingestão de alimentos com componentes gordurosos”, esclarece o cardiologista Américo Tângari Junior. Saiba de que maneira a berinjela previne doenças cardiovasculares e proteja seu coração!
Taxas ideais de colesterol
Confira o que uma pessoa saudável deve apresentar:
Colesterol total: até 200mg/dl.
LDL: abaixo de 130mg/dl. Alguns especialistas indicam um nível menor do que 100mg/dl e do que 70mg/dl para quem tem doença cardíaca.
HDL: maior do que 40mg/dl para homens e acima de 50mg/dl para mulheres.
Alimentação como base, sempre!
Sendo assim, alimentos antioxidantes, responsáveis por impedir a ação dos temidos radicais livres, são capazes de evitar o acúmulo de gordura. Outro segredo da berinjela está na presença da substância antocianina em sua casca, como explica a nutricionista Luana Vasconcelos: “Os fitoquímicos (compostos bioativos presentes naturalmente nas frutas e vegetais) vêm sendo largamente estudados pelas ações protetora e antioxidante que desempenham. Diferentes estudos mostram a relação inversa entre o consumo de uma alimentação rica em frutas e vegetais e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. Dentre os vários fitoquímicos, a antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha ou azulada da casca da berinjela, vem sendo associada à redução da oxidação da LDL, prevenindo a formação de placas de gordura no sangue, além de ajudar no combate ao câncer e de infecções do trato urinário”.
Texto: Larissa Tomazini
Consultoria: Américo Tângari Junior, cardiologista; Luana Vasconcelos, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
- Couve é rica em fibras; saiba como elas auxiliam o organismo!
- O cacau é uma fonte e tanto de saúde para o cérebro, sabia?
- A alergia ao glúten pode ser causada por um vírus na infância