O maracujá é uma fruta originária da bacia amazônica, por isso os grandes produtores são, além do Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Quando os colonizadores europeus descobriram seu sabor e propriedades medicinais, levaram-na para o resto do mundo- por aqui, a variedade mais apreciada é o maracujá azedo. Então, conheça os benefícios dessa fruta e acrescente-a ao seu cardápio!
Maracujá garante mais tranquilidade
O efeito calmante é a qualidade mais conhecida do maracujá. O fator se deve à presença da substância passiflorina. O que muita gente não sabe é que ela está presente em maior quantidade nas folhas da planta do que em seu fruto. Preparar um chá de infusão com elas certamente irá proporcionar alívio nos momentos de estresse a ansiedade.
SAIBA MAIS:
Farinha de coco: aposte nessa versão da fruta para emagrecer
Conheça os benefícios da laranja para a perda de peso
Descubra como preservar as propriedades das frutas
Imunidade em alta
“A polpa contém vitamina C, antioxidante que auxilia na proteção contra os radicais livres, na absorção do ferro, no sistema de defesa e na cicatrização”, garante a nutricionista Greice Caroline Baggio. Ou seja, assim como acontece com a laranja e outras frutas cítricas, o maracujá tem ação especial frente a resfriados e gripes. Nele, ainda pode ser encontrada as vitaminas do complexo B, importante na fabricação de hormônios, anticorpos, glóbulos vermelhos e neurotransmissores.
Amiga da balança
Sabia que até a casca do maracujá é aproveitável? “A pectina, uma fibra solúvel encontrada na parte branca da casca da fruta, possui a capacidade de reter água, formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal, eliminando parte da gordura e dos açúcares consumidos na refeição”, explica a nutricionista. É a partir da casca que é feita uma farinha famosa por controlar o colesterol, regular o intestino e ajudar no emagrecimento.
Texto Marcelo Ricciardi/Colaborador
Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista