O sentimento de ansiedade em excesso, por si só, pode se transformar em um transtorno, ou então, estar ligado a um outro distúrbio mental. Por meio da fusão dos medos e da ansiedade é que surgem os transtornos fóbicos. O medo por si só já faz a pessoa apresentar a reação defensiva de luta ou fuga natural do ser humano. Porém, se aliado à irracionalidade, o medo pode causar crises de distúrbios ansiosos. Veja os principais casos de fobias relacionados à ansiedade:
Fobia específica
Neste caso de transtorno fóbico, os sintomas da ansiedade são recorrentes quando há a possibilidade de enfrentar um medo irracional de determinados animais ou objetos.
Agorafobia
Nesse tipo de fobia, os sintomas de ansiedade se manifestam quando o indivíduo se encontra em lugares muito fechados, muito espaçosos ou com um grande número de pessoas aglomeradas.
Fobia social
As indicações de um transtorno ansioso também podem aparecer em pessoas que têm fobia de exposição ao público. Em situações de discursos ou até mesmo em conversas com pessoas mais íntimas, taquicardia, inquietação e sudorese podem se manifestar em níveis alarmantes.
Uma nova solução?
Um estudo realizado em um laboratório da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, identificou uma área do cérebro chamada amígdala basomedial. Responsável por influenciar as condições fisiológicas e mentais durante uma situação que envolva algum tipo de risco ou ameaça, essa região também tem a função de nos acalmar quando parecer seguro. A pesquisa mostra que as células dessa região podem ser responsáveis por mudanças de comportamento e outras características relacionadas à ansiedade. Com essa pesquisa, realizada em cobaias, os cientistas podem desenvolver novos tratamentos para transtornos ansiosos.
Veja mais:
Ansiedade: 2/3 dos pacientes podem ter sintomas depressivos
Ansiedade pode ser sinal de outros transtornos
Ansiedade e depressão podem afetar a concentração
Consultorias: Luciana Veloso, palestrante, professora, auditora-fiscal do trabalho e autora do livro Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador (Editora LTR, 2015); Luciano Passianotto, psicólogo; Maria Cristina De Stefano, psiquiatra; Paola Altheia, nutricionista.
Texto: Giovane Rocha/Colaborador – Entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador